Ana Adélia Jácomo
Única News
O governador Mauro Mendes (União) disse que vai mesmo encerrar as operações na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Nessa segunda-feira (7), Mendes disse que os serviços atualmente prestados na unidade serão transferidos para os novos hospitais que o Governo de Mato Grosso está construindo, justificando a decisão pela superioridade da nova infraestrutura e pelo fato de o prédio da Santa Casa não pertencer ao estado.
"Já falei 10 vezes sobre isso. Alugamos o prédio, construímos uma casa nova cem vezes melhor que a casa antiga, e vamos mudar todos os serviços para lá. O prédio não é nosso, é do TRT, e todos os serviços serão migrados para o Hospital Central ou outra unidade", declarou o governador à imprensa.
A declaração foi feita durante a entrega do Prêmio Eficiência e Inovação 2025, no Palácio Paiaguás.
A postura de Mendes diante dos questionamentos reforça que o governo estadual não pretende recuar na decisão de desocupar a Santa Casa, algo já sinalizado há meses.
O prédio da Santa Casa, que é de propriedade do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-23), deverá ser leiloado. A previsão é que a Santa Casa opere até a inauguração do Hospital Central, prevista para setembro.
O leilão do imóvel tem como objetivo principal quitar as dívidas trabalhistas acumuladas pela instituição ao longo de mais de cinco anos. Essas dívidas ultrapassam os R$ 50 milhões e afetariam cerca de 860 ex-funcionários. Desse montante, R$ 43,7 milhões ainda estão pendentes, envolvendo mais de 470 processos judiciais.
Secom-MT

Governador Mauro Mendes
Na semana passada, a decisão de fechamento gerou mobilização. Médicos, pacientes e membros da comunidade cuiabana protestaram, realizando um "abraço" simbólico em torno da unidade. O ato buscou chamar a atenção das autoridades e da classe política para a importância histórica e assistencial da Santa Casa para a saúde da capital.
Confira a lista dos hospitais em construção:
-
Hospital Regional de Alta Floresta: As obras estão em estágio avançado, com previsão de entrega a partir de 2025.
-
Hospital Regional de Tangará da Serra: Também com obras em andamento e entrega prevista para a partir de 2025.
-
Hospital Regional de Juína: As construções seguem o cronograma, com expectativa de entrega a partir de 2025.
-
Hospital Regional do Araguaia (em Confresa): Mais uma unidade no interior do estado que deve ser entregue a partir de 2025.
-
Hospital Universitário Júlio Müller (em Cuiabá): A previsão é que esta importante unidade seja entregue ainda em 2025.
-
Hospital Central de Cuiabá: Com a expectativa de ser entregue e iniciar a operação em 2025, será um dos pilares da nova estrutura de saúde da capital.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3