Suelen Alencar
Ilustração

O aplicativo “SOS Infância” será lançado nesta ssegunda-feira (20.06) pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil (Fepeti), no Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás, às 9h.
O evento apresentará as funcionalidades do dispositivo desenvolvido com o objetivo de viabilizar e facilitar denúncias de quaisquer tipos de violações cometidas contra os direitos da criança e do adolescente.
Habilitado para uso em dispositivos móveis, todas as práticas criminosas e que violam os direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) poderão ser denunciadas por meio do aplicativo.
Rede de Proteção
A rede de proteção é formada pelos Conselhos Tutelares, Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Quando lançado, usuários de dispositivos móveis tanto da tecnologia Android, quanto IOS poderão ter acesso gratuito ao dispositivo.
As denúncias poderão ser feitas de forma anônima ou não e o denunciante deverá redigir um texto com informações básicas narrando o que presenciou horário, localização, ponto de referência, e alguns detalhes sobre a criança e o ambiente onde o fato estaria ocorrendo.
Entre os tipos de violação estão: trabalho infantil, situação de rua, negligência e abandono, discriminação, violência física, violência sexual, tortura, tráfico de criança e adolescente e violência psicológica. A denúncia apresentada poderá ainda ser acompanhada de uma foto tirada no momento do fato ocorrido.
Casos no estado
Na ultima quarta-feira 15, o presidente da Câmara de vereadores da cidade Canarana (633 km de Cuiabá), Francisco Cavalcante, conhecido como Chico Redeiro (PSD) foi preso suspeito de estuprar a filha de 14 anos. No ultimo mês o caso de uma criança de 10 meses violentada pelo próprio pai, na cidade de Tangará da Serra, e chocou a população.
Uma amostra de dados da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) apontou que em 2016, foram registrados 474 casos de violência sexual no estado em diferentes idades.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3