Mayara Campos - estagiária
Única News
Mais um incêndio florestal foi registrado na terra indígena Baía dos Guatós, no Pantanal mato-grossense, nesta quinta-feira (22). O local fica próximo a Barão de Melgaço (a 121 km de Cuiabá). É a segunda vez, neste mês, que as chamas consomem a região.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Poconé e membro dos Guardiões do Pantanal, Raul dos Santos, os moradores estão preocupados com a falta de equipes trabalhando no local para cessar as chamas.
Além disso, a reserva é o único ponto onde os focos estão sendo registrados com frequência. No restante da região, houve uma redução de 80% no número de incêndios em relação ao ano passado.
Em outras áreas próximas, onde há propriedades rurais, existe a atuação de equipes de brigadistas, e as condições de acesso ao Corpo de Bombeiros são mais fáceis.
A situação na baía é preocupante por conta da densidade de mata e da falta de estradas em condições de uso.
Outro lado
O Corpo de Bombeiros informou à imprensa que a área está sendo monitorada há alguns dias. O incêndio é subterrâneo, gerando muita fumaça, e durante o período mais quente do dia as chamas aparecem, mas ao anoitecer e com a queda de temperatura, retorna ao estado de incêndio subterrâneo.
Eles afirmaram ainda que os bombeiros da região irão para o local, monitorar e mapear, em solo, para estudar as medidas necessárias.
Primeiro incêndio do mês
Ocorrido em 5 de julho, cerca de 2 km de mata foram destruídos na época. Os bombeiros informaram que com a falta de acesso ao local por terra, foi preciso o uso de aeronaves para a vistoria, e constatou-se que o fogo se extinguiu por causa da umidade da vegetação local.
(Com supervisão do editor-chefe Abraão Ribeiro)
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3