Christinny dos Santos
Única News
A Promotoria de Justiça de São Félix do Araguaia firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o proprietário da “Fazenda Água Preta III”, prevendo a doação ao Município de área verde urbana com mais de 54 mil metros quadrados para instalação do “Bosque Municipal Dr.ᵃ Safira Vanessa Carneiro Costa”, em homenagem à defensora pública que morreu em uma grave batida entre um Hyundai Creta e uma Volkswagen Amarok, no dia 01 de agosto.
Os dois veículos trafegavam pelo km 409 da BR-158, município de Ribeirão Cascalheira, quando bateram de frente.
A batida deixou quatro vítimas. Entre elas a mãe e o pai da defensora, Maria Socorro De Jesus Carneiro Costa, de 66, e Carlos Luiz Fonseca Costa, 78, que estavam no Creta. A quarta vítima estava na Amarok e foi identificada como Ana Julia Barth, 45 anos.
Safira era de São Luis — MA e ingressou nos quadros da Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT) em dezembro de 2023 como a defensora pública mais jovem do estado. Desde então, ela atuava na comarca de São Félix do Araguaia.
Conforme o promotor de Justiça Substituto Marco Antonio Prado Nogueira Perroni, restou apurada, em sede de inquérito civil, a supressão de 808,33 hectares de vegetação nativa na Fazenda Água Preta III, sem licença prévia do órgão ambiental, entre os anos de 2013 e 2017.
A iniciativa busca conjugar a compensação com a conscientização ambiental e é parte do “Projeto Terra Nascente”, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso nas Promotorias de Justiça de Itiquira e São Félix do Araguaia, em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e a Universidade Federal de Rondonópolis.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!