03 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Quarta-feira, 02 de Julho de 2025, 18:15 - A | A

02 de Julho de 2025, 18h:15 - A | A

POLÍTICA / AGRONEGÓCIO

Mauro em Lisboa: MT é chave para paz mundial através da produção de alimentos

A declaração foi feita durante o painel "Agronegócio e segurança alimentar global: desafios para cooperação".

Única News
Da Redação



O governador Mauro Mendes (União), defendeu nesta quarta-feira (2) no XIII Fórum de Lisboa que o estado desempenha um papel crucial na garantia da paz mundial devido à sua vasta produção de alimentos.

A declaração foi feita durante o painel "Agronegócio e segurança alimentar global: desafios para cooperação", para uma plateia composta por juristas, políticos e empresários do Brasil, Portugal e outros países europeus.

"Produzir alimentos, garantir esta tranquilidade na segurança alimentar é uma forma de garantir a própria paz do planeta", afirmou. O governador traçou um paralelo histórico, lembrando que "há milhares de anos, além de uma visão expansionista de alguns impérios, de algumas civilizações, a briga por alimentos sempre movimentou guerras e atrocidades dentro da história da humanidade. Então hoje a paz mundial está diretamente ligada a essa questão".

Potencial de expansão e desafios

Segundo o governador, o Brasil, e Mato Grosso em particular, é uma das poucas regiões no mundo com capacidade de dobrar a produção de alimentos sem comprometer a preservação ambiental. Essa capacidade é vital para atender ao crescente aumento da demanda global por alimentos.

Mendes enfatizou o bom posicionamento do estado e a necessidade de aprimorar a infraestrutura para escoar a produção. "Nosso estado está muito bem posicionado. Nós temos que adotar cada vez mais medidas [para] melhorar a logística do estado de Mato Grosso, para melhorar a competitividade e escoar a produção, e é isso que o governo está fazendo", disse.

Ele citou o que considera o programa de infraestrutura mais relevante do Brasil, com mil quilômetros de rodovias sendo asfaltados por ano, um ritmo que "nenhum estado brasileiro chega próximo disso".

"Hipocrisia" e burocracia

No entanto, Mauro Mendes também criticou a "hipocrisia" e a burocracia que, segundo ele, travam o desenvolvimento econômico do Brasil. Como exemplo, o governador mencionou o caso da mina de Autazes, no Amazonas, que poderia suprir 50% da demanda de fertilizantes de Mato Grosso, mas esperou por 15 anos por uma licença ambiental.

"Isso não é sério. Nenhum país do mundo trata desta forma uma atividade econômica tão importante como é o agronegócio, tendo a oportunidade de diminuir uma das suas principais vulnerabilidades e demorar 15 anos para fazer um licenciamento ambiental", desabafou.

Ele concluiu que "Não dá para sermos um país de primeiro mundo enquanto o Poder Público, as leis que nós temos, os marcos legais, permitirem que coisas tão importantes sejam tratadas com tamanha irrelevância".

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia