Elloise Guedes
Única News
Por causa da pandemia do novo coronavírus, os brasileiros têm sido orientados com medidas de isolamento social. Por causa disso, muitas crianças e adultos estão em casa, se acostumando com o “novo normal” do país. Um índice que chama atenção, no meio dessa crise, é que o número de trotes aos órgãos de segurança pública cresceu. Em Mato Grosso, 70% das falsas chamadas são feitas por crianças.
Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), no primeiro semestre de 2020, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) registrou 328.815 chamadas de emergência em Cuiabá e Várzea Grande. Destas, 21.636 mil ligações foram trotes, resultando em um percentual de 6,58% do total das chamadas.
O coordenador do Ciosp, tenente-coronel PM Siziéboro Elvis de Oliveira, explicou ao site Única News que, além das crianças, pessoas alcoolizadas também realizam trotes.
"As crianças são as que mais realizam trotes e, no caso dos adultos, são mais as pessoas alcoolizadas, que fazem brincadeiras de mau gosto usando os telefones de órgãos que podem salvar uma vida”, destacou.
Ainda segundo o coronel, na maioria das vezes há um tipo de protocolo que os atendentes seguem para confirmar se é um trote ou não. Dessa forma, o deslocamento até o ponto da chamada pode ser inibido.
"Na grande maioria, a gente consegue através de um protocolo estabelecido no Ciosp, logo identificar que se trata de um trote e a gente pode encerrar a chamada antes que seja efetivada ", explicou o coronel.
Como forma de orientação aos pais, o coronel ressaltou que os responsáveis precisam fiscalizar sempre as crianças. "Acompanhe seus filhos, para que eles saibam da importância de não ocupar as linhas emergenciais, realizando trote, por que na maioria das vezes pode acontecer que um ente querido precise de fazer uma chamada e não consiga", finalizou o coordenador.
Vale lembrar que o trote telefônico é crime, de acordo com artigo 266 do Código Penal, que descreve: “Interromper ou perturbar o serviço telefônico é crime e o infrator poderá incorrer em pena de detenção de um a seis meses ou multa”.
"A Secretaria reforça que, apesar de o período referente a 2020 apresentar um número menor em relação a 2019, esse resultado ainda é considerado alto e acaba prejudicando o atendimento oferecido à população", disse.
Para tentar inibir essa prática, o órgão diz que está sendo realizada a catalogação dos números que mais efetuam ligações falsas, para que sejam adotadas as medidas necessárias.
O Ciosp é responsável pelo recebimento das chamadas emergenciais da Polícia Militar (190) e Corpo de Bombeiros (193), chamadas de emergência de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (118), disque denúncia da Polícia Judiciária Civil (197), denúncias de violência contra a mulher (181), Defesa civil (199) e Guarda Municipal (153). A central também coordena o envio de pessoal e viaturas ao atendimento das ocorrências e o videomonitoramento.
(Foto: Reprodução)
Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp)
Dicas de atividades para crianças
Com as aulas presenciais suspensas, crianças e adolescentes estão realizando as atividades escolares online. Mesmo não saindo da rotina dos estudos, muitos têm tempo de sobra durante o dia. O site Única News separou dicas para deixar os dias em casa mais divertidos:
Caça ao tesouro sensorial
A caça ao tesouro pode ficar muito mais divertida de uma forma simples: com objetos sensoriais. Escolha quatro ou cinco texturas diferentes, como liso, áspero, aveludado, macio, rígido, e peça ao pequeno que corra pela casa e encontre objetos com aquelas texturas. Para as crianças um pouco mais velhas, um cronômetro pode deixar a brincadeira mais emocionante.
Contação de histórias
Uma dica para aproveitar os momentos em família é a contação de histórias. Pode escolher o livro preferido do seu pequeno, inventar uma ou até inventarem juntos.
Stop!
Também conhecido como “adedanha” ou “adedonha”, essa brincadeira precisa de, pelo menos, três pessoas para ser bem legal. Além de ser um clássico que vai lembrar seus tempos de infância e, se a turma for animada, várias horas de diversão e aprendizado estão garantidas!
Telefone sem fio
Mais um clássico das brincadeiras. O telefone sem fio tradicional é feito com duas latinhas vazias e limpas, com um furo no fundo sem a tampa. Ambas conectadas por um barbante passado pelo furo. Mas você pode tentar outros materiais também.
Cabana
Brincar de cabana na sala é muito divertido. Para fugir das cadeiras e aquele monte de cobertores para fazer a cabaninha, use uma caixa de papelão. Ah, você pode usar os cobertores para colocar lá dentro e deixar os pequenos dormirem na cabaninha.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!