Cuiabá, 25 de Abril de 2024

CIDADES Sábado, 09 de Maio de 2020, 11:48 - A | A

09 de Maio de 2020, 11h:48 - A | A

CIDADES / VEJA AS REGRAS

Em novo decreto, Pinheiro prorroga isolamento e mantém academias, bares e shoppings fechados

Elloise Guedes
Única News



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou em um novo decreto a prorrogação das medidas do isolamento social na capital, neste sábado (9). Locais como distribuidoras de bebidas e conveniências, que nos últimos dias se tornaram focos de aglomeração, vão esperar até a próxima terça-feira (12) para começar a discutir a retomada gradual das atividades. Todas continuam restritas.

Até o momento, estão permitidos funcionamento da atividade comercial de forma restrita e também com horário reduzido. Prestação de serviços - como clínicas, escritórios e salões de beleza - também foram permitidos com horários reduzidos.

As academias, feirantes e lojistas de shopping centers têm reivindicado junto ao Poder Executivo a liberação de suas atividades. O prefeito ressaltou durante a live que está conversando com todos esses segmentos, mas que no momento não pode liberar as atividades.

"Sinto o drama dessas pessoas, mas tenho que trabalhar com o coração na ponta da caneta. Não posso colocar em risco a população", disse o prefeito.

Pinheiro anunciou que ainda discute a possibilidade de retomar as aulas nas escolas públicas e particulares a partir de 18 de maio. “Vai depender do nosso diálogo com o Ministério Público e com as instituições privadas de ensino. Tudo vinculado ao comportamento da Covid-19 em Cuiabá”, explicou.

O prefeito anunciou também a prorrogação da suspensão de projetos socias para crianças, adolescentes e idosos, estendendo a proibição até 28 de junho.

Nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Restaurante Popular e albergues/abrigos municipais, os atendimentos serão realizados apenas de forma individualizada.

No período de 11 a 17 de maio, ficam suspensos os benefícios relacionados ao Passe Livre Estudantil, à Tarifa Social e ao Cartão Melhor Idade. As estações de ônibus climatizadas funcionarão excepcionalmente sem a utilização de ar condicionado, pelo período de 11 de maio a 28 de junho.

Já os 70% da frota de ônibus vão continuar, no período de 11 a 17 de maio, da seguinte forma: Até 20% para uso exclusivo dos profissionais da rede pública e privada de saúde, devidamente identificados e os outros 50% para os demais usuários.

O antigo Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá continua estabelecido temporariamente como Hospital Referência para a COVID-19 em Cuiabá. A UPA Verdão será utilizada exclusivamente como unidade de apoio de leitos do Hospital Referência, para internações e tratamento dos pacientes contaminados pelo novo coronavírus. As consultas eletivas nessas unidades estarão suspensas de 11 a 31 de maio.

Veja o decreto.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Anexos

Comente esta notícia