Mayara Campos - estagiária
Única News
A manicure Arlete do Nascimento Pinheiro, de 22 anos, está grávida de gêmeos siameses. No 7° mês de gestação, ela vive a angústia de não saber se os bebês irão sobreviver, pois dividem o mesmo coração e fígado. Ela vive em Cuiabá, após sair do Acre em busca de uma vida melhor.
Quando soube pela primeira vez que os gêmeos eram siameses, Arlete não conhecia sobre o caso. "Ser mãe de novo era a realização de um sonho para mim. A minha filha pede demais isso, então quando a médica falou: 'seus bebês são siameses', eu falei: o que é isso? por quê?'. Eu saí da ultrassonografia sem rumo", contou.
Arlete faz acompanhamento com dois médicos desde o início da gravidez, e os especialistas disseram que a cirurgia de separação dos gêmeos não seria possível, pois dividem um só coração.
"Cada um tem seus rins, seu estômago, sua bexiga, mas o principal eles dividem, que é o coração, então não tem como fazer a cirurgia. Eles terão que viver assim até o momento que der. O médico sempre fala para não se apegar muito a nenhuma expectativa, viver um dia de cada vez", explica Arlete.
O parto será acompanhado por uma equipe médica especializada, que irá avaliar se os bebês podem passar por alguma cirurgia que irá ajudá-los a viver melhor.
"O médico disse que pode chegar o momento em que o coração não suporte os dois corpos. A parte mais dolorida para mim é que eles mexem muito. Minha filha se apegou à barriga. Ela fala: 'mamãe, eles vão nascer? Eles estão demorando demais para sair daí', e eu falo com meu marido: como que vou explicar para ela quando eles saírem e não puderem vir para casa?", disse.
A manicure disse que está recebendo apoio da família e das amigas do trabalho para continuar com esperança em dias melhores para os filhos.
(Com supervisão de texto do editor-chefe Abraão Ribeiro)
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!