Da Redação
Única News
A Concessionária Nova Rota do Oeste, empresa pública responsável pela gestão da BR-163 em MT, juntamente com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) assinaram um convênio para o desenvolvimento de um sistema que usa Inteligência Artificial (IA) para detectar imperfeições no pavimento e sinalização da rodovia. O sistema é uma inovação no Brasil e já está em fase de testes e aperfeiçoamento.
Segundo a Nova Rota, o programa pretende ‘escanear’ a rodovia, por meio da análise de imagens, identificar trincas, buracos na pista, vegetação alta, condições de drenagem ou placas e demais sinalizações que tenham sido danificadas, no intuito de realizar asdevidas manutenções e reposições com agilidade e maior segurança viária.
O projeto utiliza a metodologia de “Machine Learning”, técnica que ensina computadores a identificar padrões por meio de análise de dados. O sistema poderá reconhecer automaticamente as patologias na rodovia, usando imagens registradas por câmeras de alta resolução 360º, Line Scan e perfilômetro a laser, acopladas em uma van da Concessionária, que será utilizada exclusivamente para a função. Os resultados serão convertidos em alertas, para que as equipes de conservação tomem as devidas providências para melhorar a BR-163.
Rheno Tormin, gerente de Pavimentação e Controle Tecnológico da Nova Rota, explicou que atualmente as análises são feitas pelas equipes de inspeção que fiscalizam a rodovia de forma manual, 24h por dia. “A nossa rodovia possui um intenso tráfego de veículos pesados, por isso estamos constantemente acompanhando e detectando a necessidade de melhorias na estrutura viária. Com o sistema em funcionamento, vamos acelerar as obras de manutenção e sanar os problemas encontrados, gerando mais confiança para o trabalho de fiscalização da Concessionária. O ganho para a segurança viária é enorme”, destacou.
Raoni Teixeira, professor de Engenharia da UFMT e um dos responsáveis pelo estudo inovador, elogiou a parceria com a empresa. “É um trabalho que a Universidade vem tentando a fazer a algum tempo, e agora com a Nova Rota, temos os recursos para desenvolver”, enfatizou.
O projeto conta com engenheiros de Machine Learning da Concessionária, além de oito estudantes dos cursos de Engenharia de Computação e Ciência da Computação da UFMT, que trabalham na execução dos algoritmos e desenvolvimento do aprendizado do sistema.
“É um ecossistema, onde todos saem ganhando. Empresa e universidade juntas, solucionando problemas que farão a diferença na vida de quem usa a rodovia”, pontuou Thiago Ventura, professor especialista em Inteligência Artificial do Instituto de Computação da UFMT.
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