DA ASSESSORIA
Reprodução / Gcom-MT

A primeira edição da “Caravana da Transformação”, em Barra do Bugres, resultou na emissão de 328 carteiras de identidade, pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). O documento é considerado um dos principais requisitos para acesso à cidadania e serviços sociais.
O mutirão beneficiou centenas de pessoas que não teriam condições para pagamento da taxa de emissão da 2ª via, e facilitou o acesso para quem ainda não tinha o documento.
Foi o caso da dona de casa Josefa Vieira dos Santos, que aproveitou a oportunidade para levar o filho de 7 anos e a sobrinha de 10 para darem entrada na emissão da 1ª via da carteira de identidade. “Estou feliz que agora todos eles têm documentos, e isso vai facilitar muito a nossa vida’’, comemorou.
Moradora da aldeia indígena Umutina, Rosângela Ceratugaredo viajou até a cidade com o marido e os cinco filhos para garantirem os documentos. “Achei muito boa essa iniciativa, pois está ajudando muita gente que precisa. Para nós, seria muito difícil ter acesso ao serviço, sem a caravana’’, disse.
O aposentado João Gabriel Arcanjo, de 77 anos, conseguiu regularizar o documento que foi emitido originalmente em Juiz de Fora (MG) há 57 anos. “Moro há 40 anos em Barra do Bugres e somente agora consegui emitir um RG no Estado. Acho muito bom esse serviço, pois muitas pessoas não têm dinheiro para pagar a taxa, e a caravana veio pra ajudar essas pessoas”, afirmou.
O diretor metropolitano de identificação técnica Ailton Machado auxiliou e acompanhou os trabalhos neste domingo (17.07). Ele classificou como positiva a realização da caravana e o empenho dos servidores.
“Agradeço a todos os servidores que participaram, entre técnicos administrativos e papiloscopistas da Politec, pelo excelente trabalho realizado’’, disse. A previsão para entrega dos documentos será até o dia 25/09, na prefeitura de Barra do Bugres.
Essas parcerias garantem que o Governo do Estado leve dignidade para todos os mato-grossenses que por algum motivo estavam invisíveis, afirmou o governador Pedro Taques. “Nossos esforços são sempre para trazer à luz essas pessoas, garantir a dignidade. Isso se faz por meio da emissão de documento”, ponderou.
Serviço
O documento de identidade pode ser solicitado nos postos de identificação, presentes em 128 municípios do Estado.
Os requisitos para a emissão são: 02 fotos 3×4, certidão de nascimento ou certidão de casamento (originais), CPF (opcional, apenas se o interessado desejar ter o número do CPF no seu RG).
A 2ª via pode ser solicitada mediante pagamento do boleto da taxa de Segurança Pública (Disponível no Portal da Segurança), ou apresentação da Declaração de Hipossuficiência Financeira pela Defensoria Pública.
Podem ser emitidas para atualização de foto ou nome do portador; documento em mau estado de conservação ou danificada e em caso de perda, roubo, extravio ou furto (com apresentação de Boletim de Ocorrência).
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3