01 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

CIDADES Terça-feira, 09 de Março de 2021, 18:33 - A | A

09 de Março de 2021, 18h:33 - A | A

CIDADES / REPARAÇÃO FEITA NAS COXAS

Ponte ameaça cair e moradores de assentamento ficam ilhados no interior

Edy Santiago
Única News



Moradores do assentamento Forquilha do Rio Manso, no município de Rosário Oeste (a 105km de Cuiabá), estão ilhados na comunidade. Ocorre que a única ponte que dá acesso à localidade está caindo e, até o momento, a prefeitura municipal não fez os reparos necessários e nem tem uma previsão de quando fará.

A ponte, que está sendo segurada apenas por um cabo de aço, fica sobre o Rio Cuiabazinho e recentemente passou por uma recuperação feita “nas coxas”, como relatado pelo prefeito da cidade, Alex Berto (Solidariedade). Segundo ele, não foi o suficiente para resolver a situação.

Apesar de estar em uma estrada municipal, que é de responsabilidade da prefeitura, Berto diz que está em contato com o deputado federal Neri Geller (PP) e o estadual Eduardo Botelho (DEM), para resolver a situação.

Questionado sobre quando será solucionado o problema, respondeu que não sabe. “Pode colocar aí que o prefeito disse que não sabe”, disse asperamente ao Única News.

Sem resolver o problema, o prefeito decidiu interditar a ponte na segunda-feira (9). O que tem prejudicado os moradores da região, que dependem da via para escoar o que produzem na terra e, de lá, tiram o sustento da família.

Conforme matéria publicada no site da prefeitura, o vereador da cidade, Ademir Figueiredo (MDB), relatou que "aconteceu o que mais temíamos. Com o aumento do rio, o resto de vegetação que estava acumulado sobre a estrutura da ponte acabou corrompendo a estrutura”. Evidenciando que o problema foi causado pela falta de manutenção da ponte, que é de responsabilidade do município.

Morador da região gravou um vídeo relatando o drama que a comunidade tem enfrentado. Na gravação narra: “Olha nossa ponte. Tudo torta. Tá sendo segurada pelo cabo de aço, só. A única ponte que nós temos é essa. Se quebrar mais um esteio (madeira), ela vai para o chão”. Ainda comenta que pais de família têm arriscado a vida e a de seus filhos atravessando a ponte.

Em contato com a secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), a assessoria da pasta disse que essa ponte, está localizada em uma estrada municipal, por isso, “não é de responsabilidade direta do Estado”.

Porém, “em razão de sua importância para a região, executou reparos paliativos para garantir a trafegabilidade pela rodovia e vai substituir essa ponte por uma de concreto. O projeto de engenharia já foi elaborado e agora será licitado para contratação da empresa que executará a obra”.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia