Da Redação com Assessoria
Reprodução / Internet

A Secretaria Estadual de Saúde por meio da Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica promoveu na tarde desta quinta-feira (28), um encontro para apresentar três novos protocolos que irão promovem o uso racional e qualificar o acesso a medicamentos e fórmulas enterais no SUS, além de fornecer orientações a prescritores e outros profissionais de saúde.
Os novos protocolos são: Teriparatida - protocolo de uso em osteoporose na pós-menopausa; Protocolo para dispensação de protetor solar para pacientes lúpicos e Protocolo de dispensação de sertralina para o tratamento da ansiedade e depressão.
A presidente da Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica, Kelli Nakata, destaca que outros protocolos e diretrizes foram consolidados, a exemplo do Protocolo de assistência nutricional para portadores de fibrose cística do estado e o Protocolo de condutas terapêuticas, para a obesidade no adulto, seção I – tratamento dietético.
O trabalho também contemplou as atualizações dos protocolos clínicos estaduais publicados em 2004 que estavam até o momento sem revisão: Protocolo clínico: condutas terapêuticas complementares na diabetes mellitus; Protocolo clínico para o tratamento farmacológico das exacerbações pulmonares em portadores de fibrose cística no âmbito do Estado de Mato Grosso: condutas complementares; Protocolo clínico: condutas terapêuticas na obesidade-seção II - Tratamento farmacológico na obesidade.
Kelli frisa que a novidade é que alguns desses protocolos trazem uma nova adaptação da oferta de tecnologias e serviços na rede estadual, evidenciando os centros de referência, como o Hospital Metropolitano; o Hospital Universitário Julio Muller e o Centro de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac) instituídos como referência para obesidade, fibrose cística e diabetes, respectivamente.
“Os protocolos incluíram produtos antes não disponíveis no SUS e que foram incorporados ao elenco estadual”, disse. Ela ainda acrescenta que o incremento de tecnologias se deu com recursos próprios do estado no sentido de ampliar as opções terapêuticas e consequentemente ofertar ao usuário do sistema público um tratamento mais completo e qualificado.
A reunião aconteceu na Superintendência da Assistência Farmacêutica (SAF) e contou com a participação de representantes do Conselho Regional de Farmácia, Ouvidoria do SUS, do Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP), Cermac e Comissão Permanente de Farmácia.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3