Cuiabá, 17 de Setembro de 2024
00˚
00˚C
00˚C
Cuiabá
facebook twitter instagram youtube

CIDADES Sexta-feira, 15 de Julho de 2022, 09:43 - A | A

15 de Julho de 2022, 09h:43 - A | A

CIDADES / TINHA COMORBIDADE

Sem vacina, rapaz de 23 morre após contrair covid; prefeitura emite nota

Lana Motta
Única News



Um jovem de 23 anos morreu vítima de covid em Nova Mutum na última quarta-feira (13). A morte foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso. Morador do bairro São Mateus, Henrique da Silva estava internado em Nova Mutum no Hospital regional Hilda Strenger Ribeiro.

O nome do paciente, que apresentava como comorbidade doença que deprime o sistema imune, não foi divulgado. Na declaração de óbito constam como causas da morte choque séptico, pneumonia bacteriana, pneumonia viral, covid-19 e meningite fúngica. Com mais esse óbito, Sorriso soma 249 perdas irreparáveis desde o início da pandemia.
A Prefeitura de Sorriso emitiu nota afirmando que "lamenta profundamente e se solidariza à dor desta família e de todas as demais famílias sorrisenses que sofreram perdas diante da pandemia".
Em Sorriso, a 28ª Semana Epidemiológica fechou ontem (14) e, registra aumento no número de casos. Entre os dias 8 a 14 de julho, 527 pessoas testaram positivo para a covid-19 no município. Somente ontem, 698 sorrisenses estavam com o vírus ativo no organismo.
Nos registros de acompanhamento, chama atenção o período entre os dias 29 de abril a 05 de maio, 18ª semana, quando não foi registrado nenhum caso na cidade. Já na semana seguinte, a 19ª, especificamente 6 de maio, houve o registro de apenas um caso. Após esse período os números voltam a subir.
“Os dados estão em um crescente e nós, novamente, pedimos o apoio da nossa população para desacelerar essa curva e diminuirmos esses números”, frisa o secretário de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo.
Conforme Sílvio, a Administração está centrada em controlar a circulação viral e conter novas contaminações por covid-19 quer seja ou com a intensificação das vacinações ou com o trabalho realizado no Centro Especializado Sintomático Respiratório que fica aberto de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas e aos fins de semana das 7 às 13 horas.
“Apesar do número alto de ativos 698 – praticamente 700 pessoas; estamos com apenas duas internações, então é possível afirmar que a vacina é eficaz e cumpre seu papel de proteção”, destaca.
Silvio pontua que a pasta está fazendo um pedido especial para a população buscar a imunização, completar o esquema vacinal e manter as medidas básicas.
"A imunização é uma grande aliada: quem está imunizado e for infectado com o vírus apresenta sintomas mais leves, por isso é fundamental completar o esquema vacinal", reforça o gestor. E vale lembrar que também foi emitido um decreto tornando obrigatório o uso de máscara em quaisquer ambientes de saúde, públicos e particulares.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia