Abraão Ribeiro
Única News
As fortes chuvas tomaram conta de boa parte de Mato Grosso na noite deste sábado (15), trazendo diversos prejuízos em vários municípios do interior e também problemas na Capital.
Rajadas de ventos e raios causaram o tombamento de árvores de grande porte sobre a rede, ocasionando o rompimento de cabos e queda de postes principalmente em Marcelândia, Sinop, Lucas do Rio Verde, Colíder, Nova Canaã e Nova Mutum.
"Foram árvores de mais de 20 metros em algumas localidades, ou seja, que estavam fora da área de segurança. O problema que o vento foi tão forte, que essa vegetação foi empurrada sobre a rede," relatou o coordenador de operações da regional de Sinop, Herson Cruz.
Segundo a Energisa, na região metropolitana 23 mil pessoas foram afetadas. O temporal começou por volta das 19h, com ventos acima dos 50km/h. A situação mais séria foi no bairro Poção, com a queda de um muro que derrubou também postes de energia.
"Nossas equipes estão reforçadas e a maioria dos clientes já foi religada, cerca de 90%. E temos então esse percentual menor de problemas mais críticos que estamos atuando em força-tarefa para resolver. Além disso, estamos fazendo manobras na rede para reparos e isso pode provocar ainda oscilações", explicou Vinícius Marques, coordenador de operações da Energisa da região metropolitana, que pediu o apoio da população para acionar a empresa caso veja alguma ocorrência que ofereça risco. "É importante isolar a área e nunca tocar em fios, mesmo que sejam de telefonia porque eles podem estar energizados", detalhou o coordenador da Energisa.
A concessionária esclareceu também que está em estado de atenção na região do Araguaia por causa de cheias de rios e atoleiros em estradas, o que tem aumentado o tempo de atuação das equipes em zonas rurais.
"Em algumas regiões estamos chegando apenas de barco. Então pedimos a compreensão da população porque estamos focados em resolver todos os problemas ocasionados pelo clima", complementou Herson Cruz.
A Energisa informou que está em estado de contingência na região metropolitana e norte de Mato Grosso por causa de temporais. A contingência é acionada quando há necessidade de um reforço de equipes por causa do aumento atípico de ocorrências.
(Com informações da Assessoria)
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!