Abraão Ribeiro
Única News
Sobreviver a uma queda de avião é algo raro. E pode se dizer que o piloto Aliffer Roberto “nasceu de novo” neste final de semana.
Segundo o sobrevivente, o avião agrícola modelo Embraer 202, que era pilotado por ele, aparentemente sofreu uma pane elétrica que o obrigou a fazer um pouso forçado em uma floresta, que fica dentro de uma reserva indígena entre Sapezal e Campo Novo do Parecis.
Aliffer fazia o translado da aeronave de Sapezal para Campo Novo. Com a queda, Aliffer passou à noite de sexta para sábado no meio da mata, junto de seu companheiro de asas, caído ao solo.
Uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), com base em Sorriso, foi até a região e fez o resgate do piloto. Um dos tripulantes desceu do helicóptero na clareira, utilizando-se da técnica de rapel.
O local é de difícil acesso pelo solo. Em seguida, fizeram a retirada de Aliffer, que foi transportado até Campo Novo do Parecis, onde foi recebido, entre abraços, beijos e muita emoção, por parentes e amigos.
Agora é aguardado o relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que tem prazo de 30 dias para sua conclusão, e trará o real motivo que levou à queda do avião agrícola.
Enquanto isso, Aliffer aguarda a perícia com os pés firmes no chão, em casa, com sua família.
A queda
O avião agrícola modelo Embraer 202, estava desaparecido deste às 15 horas da última sexta-feira (19), entre Campo Novo do Parecis e Sapezal.
Segundo informações obtidas com o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Bueno, o piloto, Aliffer Roberto, decolou de uma propriedade rural, em Sapezal, com destino a Campo Novo.
A distância estre os municípios é de aproximadamente 110 quilômetros, por terra. No trajeto, existe uma grande área de reserva indígena. O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foi acionado. Um helicóptero esteve na cidade para dar auxílio nas buscas.
Um grupo foi formado para ingressar no território indígena e tentar localizar a aeronave e o piloto. Hipóteses das autoridades apontavam para um possível pouso forçado em uma região sem comunicação.
O grupo saiu na manhã do sábado (20) para iniciar a operação de busca, até quando encontraram Aliffer.
Veja os vídeos do reencontro emocionante do piloto e sua família:
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!