Edy Santiago
Única News
Barra do Garças (a 165km de Cuiabá), suspendeu a campanha de vacinação contra a covid-19 por falta de doses da Coronavac. É o segundo município do Estado a ter que parar os trabalhos de imunização por falta do medicamento. Na última semana, Rondonópolis (a 217km da capital) passou pelo mesmo processo, mas já retomou as aplicações nesta semana.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do município, a campanha fica suspensa até essa sexta-feira (30), até que as novas doses da imunizante cheguem.
A suspensão da aplicação da vacina aconteceu em vários municípios do Brasil e começou depois que o então ministro da Saúde, General Eduardo Pazuello, recomendou que todas as doses recebidas deveriam ser usadas na aplicação da primeira dose. Alegava que os prazos para a entrega das novas vacinas seriam cumpridos pelos fornecedores. O que não aconteceu, já que muitos dos países fornecedores passaram a ter um aumento de casos da doença e tiveram que focar na produção para o consumo interno.
Além de Rondonópolis e Barra do Garças, outras 18 cidades do Brasil também tiveram que suspender a aplicação da 2ª dose da Coronavac por falta da vacina.
O prazo entre a primeira e segunda aplicação dessa vacina é de até 28 dias e caso ocorra atrasos, o ideal é que seja aplicada o mais rápido possível.
Apesar do atraso, o Ministério da Saúde diz que essa situação não compromete a imunização da população.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!