Cuiabá, 25 de Fevereiro de 2021

COVID EM MT
Terça-feira, 26 de Janeiro de 2021, 09h:42

SISTEMA COLAPSADO

Dez pacientes de Rondônia devem ser transferidos para MT nesta terça, 26

Elloise Guedes
Única News

Foto: Christiano Antonucci / Secom - MT

Dez pacientes de Rondônia que tratam a Covid-19 devem ser transferidos para Unidades de Terapia de Intensiva (UTI’s) de hospitais de Mato Grosso ainda nesta terça-feira (26). A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, junto ao Governado Mauro Mendes (DEM), que concederam coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira.

De acordo com o chefe da pasta, MT atenderá a um pedido da Secretaria de Saúde do estado vizinho, no entanto, ainda não há confirmação para quais hospitais esses pacientes serão levados já que há superlotação em unidades polo.

Conforme o boletim da SES divulgado nessa segunda-feira (25), pelo menos três cidades do Estado estão com superlotação nas UTI's. Em Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá), o Hospital Regional Irma Elza Givanella, está a cima da capacidade.

“Nossa equipe está em entendimento com o sistema de regulação da Secretaria de Estado de Saúde de Rondônia para que Mato Grosso possa receber esses 10 pacientes de UTI’s, e isso deve ocorrer no hoje”, declarou.

Segundo informações, o Governo de Rondônia pediu socorro ao Governo Federal e a outros Estados devido ao colapso das unidades de saúde de Porto Velho, não há mais vagas em UTI's por todo Estado. Conforme Mauro Mendes, ele e Gilberto tomaram a decisão juntos para ajudar o outro estado.

"Eu e o Gilberto atendemos pedido feito pelo governador de Rondônia e pelo próprio Ministério da Saúde. Nós disponibilizamos 10 leitos de UTI para recepcionar nossos irmãos de Rondônia já que o sistema lá entrou em colapso e nós temos mais de 100 leitos de UTI ainda disponíveis em Mato Grosso. Faremos isso a exemplo daquilo que muitos Estados mais próximos de Manaus estão fazendo para atender as pessoas daquela cidade que, como todos sabem, entrou em colapso há algumas semanas", ressaltou o governador.

Em Mato Grosso, até essa segunda-feira (25) a Secretaria de Saúde registrou 209.004 casos confirmados da covid-19, sendo registrados 4.993 óbitos.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.


MATÉRIA(S) RELACIONADA(S)




VÍDEO PUBLICIDADE