Marcella Magalhães
Única News
O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, disse que na próxima semana deve se reunir com o comitê estratégico de trabalho para deliberar sobre a quarta dose da vacina contra a Covid-19 no estado. O anuncio foi feito durante entrega das obras do Lar Doce Lar, realizada na manhã desta sexta-feira (11).
“Convocamos uma reunião para semana que vem, com o comitê estratégico de trabalho que temos em Mato Grosso e vamos deliberar sobre o assunto [4ª dose da vacina], nós temos uma dose substancial de vacina e temos um grande número da população que não compareceu para dose de reforço, foram pessoas que acreditaram na vacina, que tomaram as duas doses, mas estão neste momento negligenciando. A quarta dose está disponível no momento para pessoas com deficiência e para aqueles que são imunossuprimidos, mas a intenção é já estender para toda população. Mas neste primeiro momento para pessoas acima de 60 anos”, esclareceu o secretário.
Gilberto, ao ser questionado sobre a quarta dose que a primeira-dama de MT, Virgínia Mendes, tomou nesta quinta-feira (10), e que supostamente poderia ter sido “privilegiada”, rebateu as críticas e explicou que ela faz parte do grupo imunossuprimido, que são pessoas que tem uma falha no seu sistema imune. As defesas não funcionam adequadamente ou não ocorrem como deveriam e, por isso, o paciente está mais desprotegido e vulnerável a infecções.
Figueiredo também esclareceu que a quarta dose não foi disponibilizada “ontem”, ela é específica para um público imunossuprimidos como já explicou e para pessoas que estão recebendo dose medicamentosa, que diminui de forma substancial a imunidade.
“São pessoas com doenças autoimune, transplantado e ela [vacina] já está disponibilizada mais de mês, eu mesmo que tenho doença de Crohn [doença inflamatória séria do trato gastrointestinal], vou tomar na próxima semana, a quarta dose conforme nota técnica fornecida pelo Ministério da Saúde”, afirmou Gilberto.
O secretário relatou que muitas pessoas já tomaram a quarta dose, o que tem que ser feito é esperar o prazo regulamentar estabelecido, que é de quatro meses, após a terceira dose, “mas isso vai de pessoa para pessoa, depende do calendário que tomou a terceira dose e seguindo o regulamento pode comparecer em um posto de saúde, onde não há necessidade de fazer um cadastro prévio para isso”, finalizou.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!