Cuiabá, 06 de Março de 2021

COVID EM MT
Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2021, 10h:34

300 CADASTROS FAKE

Site para agendamento de vacinação contra Covid-19 em Cuiabá é invadido por hackers

Elloise Guedes
Única News

(Foto: Luiz Alves)

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que o site para agendamento de pacientes que receberão a vacina contra a Covid-19 foi supostamente invadido por hackers nesta quarta-feira (20). A invasão gerou o cadastro de 300 pessoas.

Segundo a SMS, o pré-cadastro de cerca de 300 pessoas foi gerado em questão de minutos. Esses pré-cadastros foram cancelados.
"Não é possível afirmar se o problema foi ocasionado por invasão de hackers. A SMS tem trabalhado na segurança do sistema para disponibilizá-lo à população o mais breve possível", declarou a pasta.

Nesta primeira fase, a imunização é destinada apenas aos profissionais da saúde da linha de frente no combate à Covid-19. Nos cadastros, os invasores estariam inscrevendo pessoas de outros grupos.

A prefeitura criou um aplicativo chamado 'Vacina Cuiabá', para que os agendamentos fossem feitos. No entanto, a aplicativo ainda precisa de autorização das lojas de download. Esse processo deve durar cerca de 30 dias.

Por conta do processo de autorização, o município havia criado um link de agendamento, o que foi invadido. Um novo site deve ser disponibilizado nessa quinta-feira (21) para que os profissionais da saúde façam o cadastro para receber a vacina.

Veja a nota da prefeitura:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, na última terça-feira (19), houve o vazamento do link para agendamento da vacina contra a Covid-19, o que gerou o pré-cadastro de cerca de 300 pessoas, em questão de minutos. Esses pré-cadastros foram cancelados. Não é possível afirmar se o problema foi ocasionado por invasão de hackers. A SMS tem trabalhado na segurança do sistema para disponibilizá-lo à população o mais breve possível.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.


MATÉRIA(S) RELACIONADA(S)




VÍDEO PUBLICIDADE