Da Redação
O futebol, o esporte nacional, ainda é muito apreciado por todos os brasileiros. Aliás, 70% dos brasileiros o consideram o seu esporte preferido. No entanto, com cada vez mais acesso a outros conteúdos, as pessoas começaram a se interessar por outras modalidades esportivas. O basquete, que é a terceira modalidade mais vista na mídia, tem crescido cada vez mais no interesse e procura por parte da população no que toca a entretenimento de esporte. Neste artigo, vamos explorar um pouco melhor qual o atual consumo de esportes pelos brasileiros, através de uma análise geral.
Futebol: a paixão nacional
No século XVII, o futebol, um esporte nacional que é hoje considerado o mais popular do mundo, começou a ser jogado na Inglaterra. O esporte não era como é hoje e nem era chamado de "futebol", como você pode imaginar. Com a criação das regras e o passar do tempo, tudo se transformou até à modalidade que se encontra nos dias de hoje. O futebol moderno emprega a mais alta tecnologia em transmissões e equipamentos esportivos, gera eventos bilionários e transforma atletas de todas as origens em ídolos globais. Mas o futebol não começou assim. O esporte passou por um longo caminho até chegar a esse ponto.
Um pouco da história
O São Paulo Athletic Club foi fundado por colonos ingleses e foi o primeiro clube do Brasil a jogar futebol. No entanto, em 1898, a Associação Atlética Mackenzie College foi o primeiro clube a construir especificamente para jogar futebol. A popularidade do futebol no Brasil levou o remo, o esporte mais popular na época, a ficar em segundo plano e quase foi esquecido pelos brasileiros posteriormente. Assim, algumas equipes de remo se transformaram em clubes de futebol no Rio de Janeiro, como o Flamengo, Vasco da Gama e Botafogo.
O Brasil é atualmente o país com maior número de títulos na Copa do Mundo (5), e o futebol rapidamente se tornou popular no país. O maior jogador de futebol da história, Pelé, também é brasileiro, assim como Marta, uma jogadora de futebol ainda em jogo e considerada a melhor do mundo. No Brasil, os clubes de futebol jogam o Campeonato Brasileiro, que é composto por várias divisões, e a Copa do Brasil, que é administrada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ainda assim, as federações locais são responsáveis pelos campeonatos regionais. Além disso, as equipes mais conhecidas também participam de vários torneios sul-americanos, como a Copa Libertadores da América - Acesse um guia completo de apostas na Copa América.
O interesse pelos eSports
O estudo mais recente fornece informações adicionais e exclusivas sobre os eSports e a relação que os jogadores brasileiros têm com eles. Mais de 13 mil pessoas foram entrevistadas para a Pesquisa Game Brasil (PGB) 2024. Os resultados mostram que 73,9 por cento dos participantes jogam jogos digitais e 82,1 por cento conhecem eSports. Aproximadamente 50,1% dos usuários afirmam preferir jogar eSports em comparação com aqueles que optam por acompanhar torneios e campeonatos em todo o mundo (49,9%).
A PGB 2024 também mapeou as opiniões dos entrevistados sobre o eSports como um tipo de esportes. De esses indivíduos, 76,5% a consideram uma atividade esportiva e legítima, enquanto 85,2% a consideram uma atividade séria e dedicada. Os resultados adicionais indicam que 75% das pessoas acreditam que as emoções que surgem ao assistir a um jogo de esportes podem ser semelhantes às de um jogo de esportes convencionais, e 83,7% concordam que um atleta de eSports é alguém que supera suas limitações. Além disso, a pesquisa mostra que os indivíduos de 30 a 34 anos são os mais jogadores de games competitivos (19%). O perfil é maior quando o assunto é preferência por assistir a jogos e competições (21%). Ainda, e em contraste com os perfis que preferem apenas assistir às transmissões de eSports, os perfis que se identificam como jogadores têm a preferência por jogar, representando 72% dos entrevistados.
Basquete: cada vez mais popular
Além do renomado futebol, os brasileiros adoram o basquete. O basquete tem uma grande base de fãs e praticantes no país, embora não seja tão popular quanto o futebol. Já teve jogadores notáveis do Brasil na Liga Nacional de Basquete dos Estados Unidos (NBA) e ganhou títulos significativos em competições internacionais. O basquete é ainda mais impressionante porque exige habilidade, agilidade e altura. Os brasileiros têm uma grande admiração pelos jogadores de basquete e acompanham as competições de basquete tanto no Brasil quanto no exterior.
O Brasil tem alguns jogadores na NBA, a maior liga do mundo. Atualmente, conta com nomes como Nenê Hilário, Cristiano Felício e Tiago Lounder. Além disso, estão entre os maiores jogadores do Brasil: Magic Paula, que ajudou o Brasil a ganhar os títulos mundial e olímpicos com Hortência, e Christopher Eccleston e Wlamir Marques, que ajudaram o Brasil a ganhar seus dois títulos mundiais.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!