Cuiabá, 25 de Abril de 2024

GERAL Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022, 07:18 - A | A

13 de Dezembro de 2022, 07h:18 - A | A

GERAL / ALERTA

Diagnóstico de câncer ocorre mais cedo em usuários de cigarro eletrônico

O Globo
Da Redação



Os danos à saúde causados pelo cigarro tradicional já são bem documentados. Há aumento do risco de doenças pulmonares, cardiovasculares, além de diversos tipos de câncer. O cigarro eletrônico, por outro lado, é comercializado como uma alternativa mais segura ao tradicional e têm ganhado espaço, em especial, entre adolescentes e adultos jovens. No entanto, ainda se sabe pouco sobre os riscos do uso desse dispositivo no longo prazo.

 Uma pesquisa inédita, publicada na revista científica World Journal of Oncology descobriu que usuários de cigarro eletrônico são diagnosticados com câncer quase 20 anos antes do que os fumantes convencionais. Além disso, o uso desse aparelho aumenta o risco de tumores.

A equipe, composta por pesquisadores de diversas universidades americanas, analisou informações de 154.856 pacientes, coletadas entre 2015 e 2018. Destes, 5% eram usuários de cigarros eletrônicos, 31,4% eram fumantes tradicionais e 63,6% eram não fumantes. Foram fornecidos dados sobre o histórico de câncer e uso do vape.

Os resultados mostraram há uma maior prevalência de uso de cigarro eletrônico entre os participantes mais jovens e do sexo feminino, em comparação com os fumantes tradicionais. Além disso, pessoas que usam vape têm menor prevalência de câncer em comparação com o tabagismo tradicional. No entanto, elas foram diagnosticados com câncer em uma idade mais jovem - em média aos 45 anos, contra 63 nos fumantes tradicionais.

Em comparação com não fumantes, os adeptos do novo modelo apresentam um risco de câncer 2,2 vezes maior. Para fator de compração, o risco dos fumantes de cigarro tradicional, em comparação com quem não fuma, é 1,96 vezes maior. Outro dado revelado pelo estudo é que os tumores mais comuns entre usuários de vape são diferentes daqueles observados em pessoas que fumam cigarro. Os cânceres mais comuns entre esse público foram cervical, leucemia, de pele e de tiroide.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia