Cuiabá, 06 de Maio de 2024

GERAL Segunda-feira, 13 de Novembro de 2023, 19:55 - A | A

13 de Novembro de 2023, 19h:55 - A | A

GERAL / "GATOS" NA REDE

Energia furtada em MT daria para abastecer Chapada dos Guimarães e Várzea Grande por mais de um ano

Da Redação
Única News



Nos últimos 12 meses, mais de 639 mil MWh foram furtados em Mato Grosso. Esse valor daria para abastecer as cidades de Várzea Grande e Chapada dos Guimarães por 14 meses. O furto de energia, conhecido como “gato”, impacta na qualidade do fornecimento, pois sobrecarrega o sistema elétrico da região. Além de poder gerar curtos-circuitos e até mesmo incêndios nas regiões.

O gerente de combate a perdas da Energisa Mato Grosso, Luciano Lima, explica que a empresa faz um estudo das redes para estarem cada vez mais robustas para atender os clientes. Porém, quando uma pessoa está ligada clandestinamente ou está desviando ou fraudando o consumo, impacta diretamente nessas análises. “A gente tem casos de indústrias ligadas diretamente na rede. Esse impacto é muito grande pra toda a estrutura, pois são consumos altos e que não estão regularizados. Em parceria com as forças de segurança do estado, nós estamos monitorando e indo um a um para regularizar. A fraude de energia é crime e o custo vai para os consumidores honestos”, explica Luciano.

Ações de combate a perdas

Um supermercado no bairro Altos da Glória em Cuiabá foi flagrado, pela segunda vez neste ano, com alteração no medidor. A ação foi uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, Polícia Militar, Politec e Energisa. Outra inspeção realizada com as forças de segurança, foi na última terça-feira (7), em um garimpo de Pontes e Lacerda. As equipes técnicas identificaram dois transformadores ligados diretamente na rede para a extração do minério. O responsável pela empresa foi preso.

A estimativa é que, só em imposto, nesses dois casos mais de R$100 mil deixaram de ser pagos no último ano. “Por isso, a gente conta com a ajuda da população. Se tiver uma suspeita, entre em contato com a gente. Mais de 260 unidades foram regularizadas esse ano só pelas denúncias feitas nos nossos canais. E a gente continua monitorando”, afirma o gerente.

Canais de atendimento
- Call Center 0800 646 4196
- Agências de atendimento- Assistente Virtual Gisa (opção 15)
- Site da Energisa: https://www.energisa.com.br/

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