Da Redação
Única News
Os reeducandos do Centro de Custódia de Cuiabá, Donizete Oliveira de Paula e Renato Pereira do Lago, tiveram o artigo científico ‘Saúde Mental do Policial Penal e os Transtornos Psíquicos Causados Pela Profissão’ publicado nos anais da Jornada Internacional de Direitos Fundamentais e Interdisciplinaridade.
Donizete foi um dos presos na operação Safe Box, em 2018, por envolvimento a sequestro da família de um gerente e roubo de R$ 372 mil de um banco.
O evento internacional é uma parceria entre Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF-MT) e reuniu vários eventos em um só: II Jornada Internacional de Direitos Fundamentais e Interdisciplinaridade; V Jornada de Estudos de Direito; e V Ciclo de debates – GMF e Unemat.
O artigo escrito por Donizete e Renato foi publicado em 21 de junho deste ano e visa compreender as funções que a profissão impõe aos policiais penais, assim como os motivos, os níveis de estresse e os transtornos psíquicos causados pela desgastante rotina, além de trazer conceitos para melhorar a saúde mental dos profissionais da área.
A importante conquista dos privados de liberdade é fruto do projeto de mentoria acadêmica ‘Direitos Humanos e Justiça em Mato Grosso: o GMF e o Acesso a Mestrados Recomendados pela Capes’, realizada em 2021 pelo Grupo de Monitoramento.
O projeto de mentoria do GMF-MT, o qual deu origem ao artigo científico, inclusive foi finalista do ‘Innovare’, importante premiação que tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.
Para se ter ideia da relevância do feito dos apenados, o evento internacional ao qual o artigo foi publicado possui o ‘International Standard Book Number’ (ISBN), sistema internacional de identificação de livros e softwares, que utiliza números para classificá-los por título, autor, país, editora e edição.
Além do ISBN, o evento também possui o ‘Identificador de Objeto Digital’ (DOI). O identificador é adotado por ferramentas como a Plataforma Lattes (base de dados curriculares utilizados por grupos de pesquisa e instituições das áreas de Ciência e Tecnologia), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil (CNPq), garante a autenticidade da publicação e permitir mensurar o número de vezes em que o trabalho foi referenciado por outros pesquisadores. (Com Assessoria TJMT)
Neste link você tem acesso à publicação do artigo científico.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!