Cuiabá, 19 de Maio de 2024

NOTÍCIAS Sábado, 06 de Maio de 2017, 19:51 - A | A

06 de Maio de 2017, 19h:51 - A | A

NOTÍCIAS / CICLO DE PALESTRAS

ICEC-IESMT reuniu jurista internacional e escritor em Cuiabá

Da Redação com Assessoria



Helder

 

Na última quinta-feira, 04 de maio de 2017, o Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (ICEC) e o Instituto de Ensino Superior de Mato Grosso (IESMT) realizaram ciclo de palestras reunindo o advogado e jurista internacional João Ernesto Paes de Barros e o jornalista político e escritor Helder Caldeira, que também é colunista da ÚnicaNews.

 

Durante a manhã, Paes de Barros falou aos alunos sobre o papel do Direito em tempos de crise, a judicialização da vida em sociedade e ofereceu especial enfoque à epistemologia dos conceitos de Direito e Justiça no Brasil e no mundo, fazendo uso de sua vasta experiência internacional na área, às vésperas de seu retorno à Espanha, onde atualmente reside.

 

No período noturno foi a vez de Helder Caldeira ministrar a palestra “Ciência Política, Imprensa e Redes Sociais no Século XXI”, abordando temas relacionados ao advento da pós-verdade e seu impacto como novo modelo de comunicação e de propagação de notícias falsas, algo que afeta profundamente às relações sociais, econômicas e políticas, além de causar danos graves à transmissão do conhecimento e aos mecanismos de representatividade democrática. Também falou sobre Operação Lava-Jato e os mais recentes escândalos de corrupção que assolam o país.

 

Hoje é preciso ter imenso cuidado com aquilo que estamos lendo e compartilhando nas redes sociais, pois o papel da fonte de informação foi afetado pela explosão horizontal da comunicação e pela ausência de um sistema severo de ‘check and balance’ das notícias que são publicadas”, disse Helder Caldeira aos alunos do ICEC e IESMT. O jornalista e escritor foi além: “A Democracia em todo o mundo foi impactada pela pós-verdade, o uso de uma ‘verdade alternativa’, e será necessário encontrar um equilíbrio em tal dinâmica para que consigamos evitar a Era da Barbárie.

 

Para a professora Nelma Borges, coordenadora pedagógica do ICEC e do IESMT, “o ciclo de palestras concedeu aos acadêmicos a oportunidade de ultrapassar as fronteiras da sala de aula e discutir temas de grande relevância nacional e internacional, um momento especial para agregar conhecimentos e dividir experiências”.

 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia