03 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

PARANÁ Terça-feira, 01 de Abril de 2025, 15:00 - A | A

01 de Abril de 2025, 15h:00 - A | A

PARANÁ / ATENÇÃO, CONCURSEIROS

Paraná abre concursos para contratar 2 mil policiais militares e 600 Bombeiros

Vagas a serem preenchidas estão divididas em cinco regiões de concorrência: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel

Da Redação
Única News



O Governo do Estado publicou nesta sexta-feira (28) os editais de abertura de dois concursos públicos para o preenchimento de novas vagas na área de segurança pública. Os processos preveem a contratação de 2 mil soldados da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e de 600 soldados para o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), cujas inscrições vão de 14 de abril a 13 de maio.

Os editais da PM (AQUI) e Corpo de Bombeiros (AQUI) podem ser consultados no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC.

As novas contratações foram anunciadas em janeiro pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e visam ampliar o efetivo das corporações à disposição da população em todas as regiões do Estado. “Este é mais um passo para reforçar a segurança pública no Paraná, garantindo mais efetivo para atender melhor os paranaenses e proteger nossas cidades”, afirmou. Os editais também preveem formação de cadastro de reserva, ficando preenchimento condicionado à Administração Pública.

Os concursos ocorrem em um momento em que as carreiras na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros estão ainda mais atrativas. Isso porque, em novembro do ano passado, o governador sancionou a lei que reestruturou as carreiras das duas corporações, o que trouxe ganhos salariais e modernizou os cargos.

Além disso, em dezembro de 2024 também foi sancionada a criação dos Quadros de Oficiais Especialistas (QOE), o que possibilita a ascensão de praças – de soldados a subtenentes – à carreira de oficiais, tanto na PM como no Corpo de Bombeiros.

Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, as novas contratações representam mais um passo para garantir que a população de todas as regiões do Paraná seja atendida com agilidade, preparo e presença constante das forças de segurança. “Reforçar o efetivo significa salvar vidas, reduzir a violência e levar mais tranquilidade às famílias paranaenses. Estamos construindo, com trabalho e planejamento, a melhor segurança pública do Brasil”, disse.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia