ÚnicaNews
Com assessoria
Oito mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos, na manhã desta segunda-feira (6), na Operação Isópteros pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema). A operação apura fraudes na fiscalização, comércio e transporte de produtos florestais no Estado. A operação Isópteros investiga o esquema há mais de um ano.
Foram cumpridos, cinco mandados em Cuiabá e um nos municípios de Alto Garças, Juscimeira e Rondonópolis. Foram alvos, residências e dois escritórios de advocacia, que estariam associados para a prática das fraudes.
As buscas foram realizadas de acordo com o inquérito policial que tramita na Dema. De acordo com a polícia, a operação investiga ainda outros crimes ambientais, como falsidade de laudos, relatório ambiental, sequestro e cárcere privado, associação criminosa, corrupção passiva, falsidade ideológica, lavagem de capitais, ocultação de bens, valores e direitos.
Todos os crimes estão relacionados à atividade de fiscalização, comércio e transporte de produtos de florestais, em especial madeiras apreendidas e depositadas no pátio unificado da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), no Distrito Industrial, na Capital.
Durante a operação, foram apreendidos documentos, celulares, equipamentos eletrônicos, entre outros. Além da buscas, foi decretado o bloqueio de contas correntes, supostamente usadas pelos membros do grupo criminoso.
A operação contou com apoio da Diretoria de Atividades Especiais e da Diretoria de Interior, por meio das regionais e delegacias das cidades onde os mandados foram cumpridos.
Nome da operação
O nome Isopteros faz referência a colônias de cupins que possuem cerca de 2.800 espécies catalogadas no mundo. São insetos que causam prejuízos econômicos por ser uma praga que corrói madeira e outros materiais de celulose.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3