Elloise Guedes
Única News
Uma mulher de 28 anos, que teve o nome preservado pela polícia, foi presa em flagrante por injúria mediante preconceito depois de se recusar a ser revistada por uma policial militar negra dentro de um ônibus, em Cuiabá. O episódio de racismo aconteceu na terça-feira (3), no bairro Porto.
De acordo com o boletim de ocorrência, antes a suspeita tinha agredido o motorista de um ônibus, porque não tinha conseguido passar na catraca por estar com o cartão sem crédito. Furiosa, ela deu um tapa no rosto do trabalhador, que não revidou, mas acionou a Polícia Militar.
Após ser agredido, o motorista do transporte coletivo parou o veículo na Avenida XV de Novembro, para aguardar a chegada da PM. O motorista foi com a mulher até o 1º Batalhão da Polícia Militar e relatou o fato.
Uma sargento foi chamada para revistar a passageira, mas ela se recusou: "Você não vai tocar em mim". Questionada sobre o motivo da negativa, a mulher respondeu: "Por causa da sua cor".
Imediatamente, a mulher recebeu voz de prisão e foi levada com as duas vítimas até a Central de Flagrantes. No local, a mulher ainda afirmou aos policiais: "Sou racista mesmo".
O boletim foi registrado e a suspeita deve responder por injúria mediante preconceito.
A Polícia Militar emitiu nota de repúdio após o ataque racista. Veja:
Nota de repúdio
A respeito da ocorrência atendida pela Polícia Militar na tarde de terça- feira (03.11), na XV de Novembro, no bairro Porto, em Cuiabá, referente a abordagem policial a uma senhora que se recusou a pagar a passagem e agrediu o motorista de ônibus, a Policia Militar, por meio do 1 ° Comando Regional vem a público informar que repudia veementemente toda e qualquer atitude de viés racista e discriminatória contra qualquer pessoa e também contra seus componentes. A instituição trabalha para que seus policiais sejam capacitados a atuar de maneira legal, respeitosa e humana com todos e agir com rigor necessário contra ações dessa natureza que infelizmente ainda se pode testemunhar.
Atenciosamente,
Polícia Militar de Mato Grosso.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3