Cuiabá, 10 de Abril de 2020

POLÍCIA
Quarta-feira, 25 de Março de 2020, 10h:17

HABEAS CORPUS

Oito presos da Operação Cleanup têm liberdade concedida devido ao Covid-19

Elloise Guedes
Única News

(Foto: Divulgação)

Oito acusados dos 20 presos por participarem de um grupo criminoso, envolvidos com o tráfico de drogas na região metropolitana de Cuiabá, foram liberados nessa segunda-feira (23), após a decisão do Juiz Moacir Rogério Tortado, da Terceira Vara Criminal de Várzea Grande. Todos foram presos durante a Operação Cleanup, em esquema em que o vereador da cidade, Janio Calistro (PSD), também está envolvido.

Outros oito presos, que também tinham solicitado o Habeas Corpus, tiveram o pedido negado e continuarão na prisão. Das 23 ordens de prisão, cumpridas durante a operação, em 19 de dezembro do ano passado, apenas três conseguiram a liberdade no decorrer do processo, entre eles Janio Calistro.

A soltura do vereador, com medidas cautelares, foi concedida pelo desembargador do Tribunal de Justiça Gilberto Giraldelli. A defesa de Calistro alegou que, em razão de ele ser diabético e hipertenso, está vulnerável aos efeitos do coronavírus.

O magistrado revogou a prisão preventiva dos acusados: João Gomes dos Santos Silva da Cunha, Eduardo Getúlio da Cunha, Nivaldo Barbosa da Silva Domingos Inocêncio da Silva, Johnny Brendo Maciel de Souza, Luiz Henrique Wolker dos Santos, Thiago Oliveira Soares e Reinaldo Francisco Almeida.

O juiz explicou que sua decisão foi embasada em atenção ao artigo 4º do inciso 1º alínea recomendação nº 62 de 17 de março de 2020, expedida pelo Conselho Nacional de Justiça. "Propondo a realização da avaliação das prisões provisórias, priorizando aquelas que têm excedido o prazo de 90 dias, o que seja relacionado a crimes praticados sem violência ou grave ameaça à pessoa, em virtude da pandemia do novo coronavírus", diz trecho da decisão.

Nessa operação, continuam foragidos: Laureano Silva Gomes da Cruz, Evandro Maurilio da Silva Costa, William da Silva e Kellen Auxiliadora Martins. No caso desses foragidos, a Justiça continua nas buscas.

Operação "Cleanup"

Cinquenta e seis ordens judiciais, entre mandados de prisões e de buscas e apreensões domiciliares, foram cumpridas no dia 19 de dezembro por equipes da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE).

As ordens judiciais, sendo 23 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão, foram expedidas pela 3ª Vara Criminal de Várzea Grande, com objetivo de combater a ação de traficantes que atuam, principalmente, no município. Entre os alvos, estava Jânio Calistro, que é policial civil aposentado e vereador de Várzea Grande.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.


LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




VÍDEO PUBLICIDADE