Mayara Campos
Única News
A Polícia Federal de Mato Grosso e as autoridades bolivianas deflagraram a 'Operação Guaporé', com o objetivo de fechar uma mega refinaria de drogas instalada no meio da mata, no Parque Noel Kempff, em área localizada a cerca de 1,8 km da fronteira do Brasil. A operação foi deflagrada na segunda-feira (28).
Quatro pessoas foram presas em flagrante, sendo um brasileiro, um colombiano e dois bolivianos. O brasileiro foi encaminhado com os demais para a cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
A refinaria tinha capacidade de produzir duas toneladas de cocaína por semana, sendo uma das maiores estruturas empregadas para o refino da droga já desarticuladas na região. Toda a droga produzida no local era enviada para o Brasil, através da fronteira com Mato Grosso.
No local, foi encontrado um farto material para o refino, incluindo insumos de mesma natureza dos que foram apreendidos em julho de 2021 pela Polícia Civil em Comodoro (a 640 km de Cuiabá).
Equipamentos como destilador e um potente destilador também foram encontrados. O gerador estava enterrado no subsolo do local, junto com uma grande quantidade de cocaína.
No laboratório ainda havia um sofisticado sistema de internet via satélite, rádio comunicadores, depósito de combustível e uma espécie de dormitório com redes, televisão, geladeira, fogão e um refeitório.
A principal hipótese dos investigadores é que o transporte de drogas era feito por meio de aeronaves, pois havia duas pistas de pouso próximas ao local. A refinaria possuía dois acesso, um pelo Rio Guaporé e outro pelo Córrego do Espeto.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!