Cuiabá, 13 de Julho de 2024

POLÍCIA Quinta-feira, 06 de Junho de 2024, 16:10 - A | A

06 de Junho de 2024, 16h:10 - A | A

POLÍCIA / LESA PÁTRIA

PF faz megaoperação e cumpre quatro mandados em MT contra envolvidos nos atos de 8 de Janeiro

Segundo a PF, mais de 200 envolvidos romperam suas tornozeleiras e alguns fugiram para outros países da América do Sul.

Ari Miranda
Única News



A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (6) a 27ª fase da Operação Lesa Pátria, para o cumprimento de mandados contra envolvidos nos atos de vandalismo do dia 8 de janeiro, em Brasília, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com a assessoria da PF, os agentes cumprem 208 medidas judiciais, expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), entre mandados de prisão contra manifestantes que estavam foragidos e também a recolocação de tornozeleiras eletrônicas.

Os mandados foram cumpridos no Distrito Federal e nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Pará e Paraná, para a captura de investigados e condenados pelos atos de vandalismo na capital federal.

Em Mato Grosso, quatro mandados judiciais foram cumpridos. Contudo, a assessoria da Polícia Federal em Cuiabá não revelou o teor dos mandados e em quais cidades foram cumpridos.

Ainda segundo a PF, mais de 200 envolvidos no 8 de Janeiro descumpriram as medidas cautelares judiciais impostas pela Suprema Corte e romperam suas tornozeleiras eletrônicas, fugindo para outros países. A principal rota, segundo os investigadores, é a Argentina, onde estariam mais de 60 fugitivos.

Segundo informações, até as 9 da manhã desta quinta, 158 alvos da operação ainda estavam foragidos. Já as prisões, um total de 50, não foram todas realizadas nesta quinta. Alguns mandados foram cumpridos no decorrer dos últimos dias.

As investigações continuam em curso e a Operação é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados cumpridos e pessoas capturadas.

Na última fase da Lesa Pátria, realizada em 16 de abril deste ano, a PF cumpriu 18 mandados judiciais de busca e apreensão em oito estados.

Os crimes imputados aos alvos são os de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3