Cuiabá, 22 de Maio de 2024

POLÍCIA Terça-feira, 30 de Maio de 2017, 12:06 - A | A

30 de Maio de 2017, 12h:06 - A | A

POLÍCIA / OPERAÇÃO TRYPES

PF faz operação contra extração ilegal de cascalho no bairro Pedra 90

Da Redação



(Foto: Reprodução)

 

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (30), a Operação Trypes, com o objetivo de colher indícios e provas do envolvimento de pessoas em atividades ilegais de extração de cascalho na região do cinturão verde do bairro Pedra 90, em Cuiabá (MT).

 

Cerca de 22 policiais cumprem sete mandados de busca e apreensão tendo como alvos residências e estabelecimentos comerciais nos bairros Pedra 90 e Rodoviária Parque, em Cuiabá (MT). Dentre os bens apreendidos estão documentos e celulares.

 

As investigações tiveram início em 2016 a partir de uma denúncia anônima que apontou a existência de um grupo que vinha explorando a área do cinturão de três maneiras: sem autorização, com autorização vencida ou exploração em área autorizada sem o devido conhecimento do proprietário.

 

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e o Ministério Público Federal (MPF) encaminharam a informação à Polícia Federal que iniciou os trabalhos de investigação. No mesmo ano, a PF realizou ação ostensiva no local, apreendendo maquinários e identificando suspeitos.

 

Os trabalhos de investigação continuaram, tendo sido desencadeada a ação de hoje para a coleta de mais subsídios para o inquérito policial.

 

Identificados os indivíduos participantes, os mesmos poderão responder pelos crimes de usurpação de bem mineral, organização criminosa e lavagem de dinheiro, por conta da ocultação da origem ilícita do material explorado.

 

O nome da operação significa “buraco” em grego.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3