23 de Janeiro de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍCIA Terça-feira, 26 de Novembro de 2024, 10:18 - A | A

26 de Novembro de 2024, 10h:18 - A | A

POLÍCIA / OPERAÇÃO SISAMNES

PF vasculha casas e gabinetes de desembargadores de MT suspeitos de venda de sentenças

Operação foi deflagrada na manhã desta terça (26) em Mato Grosso, Distrito Federal e Pernambuco.

Ari Miranda
Única News



Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), João Ferreira Filho e Sebastião Moraes Filho, são dois dos alvos da Operação Sisamnes, deflagrada pela Polícia Federal nas primeiras horas desta terça-feira (26), nos estados de Mato Grosso, Distrito Federal e Pernambuco.

A operação atende a uma determinação do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os endereços visitados pela PF em Cuiabá, estão as residências e os gabinetes que os dois desembargadores ocupavam na Corte Estadual.

João e Sebastião Filho foram afastados do cargo no dia 1º de agosto deste ano pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), após a descoberta de que os dois mantinham uma amizade íntima com o advogado Roberto Zampieri (56), morto a tiros em 5 de dezembro de 2023 na capital de MT.

Conforme as investigações, os dois teriam recebido vantagens financeiras indevidas e presentes de alto valor para proferirem sentenças de acordo com os interesses de Zampieri. Além disso, mensagens extraídas por peritos do celular do jurista morto apontaram que os três mantinham de fato um relacionamento bem próximo, falando até mesmo sobre assuntos do dia a dia, como futebol e troca de memes.

Além disso, as investigações revelaram uma grande “teia” de advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e até mesmo juízes, desembargadores de outros estados envolvidos em vendas de sentenças, além de membros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que assim como os magistrados de MT, solicitavam valores para beneficiar partes em processos judiciais, por meio de decisões favoráveis aos seus interesses.

A OPERAÇÃO

O nome da operação (Sisamnes) faz menção a um episódio da mitologia persa do século VI a.C., durante o reinado de Cambises II, que narra a história do juiz Sisamnes (ou “Sisamenes”), que teria aceitado um suborno para proferir uma sentença injusta.

Assim que descobriu a verdade, Cambises II ordenou que o juiz fosse esfolado e tivesse sua pele inteiramente retirada. Em seguida, recobriu a cadeira da Justiça Persa com essa pele, e em seguida nomeou o filho de Sisamnes, Otanes, como novo juiz, e disse a ele para se lembrar sobre o quê estava sentado quando julgasse qualquer causa e não agisse como seu pai.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3