25 de Junho de 2025
facebook twitter instagram youtube

CIDADES Quarta-feira, 25 de Junho de 2025, 08:56 - A | A

25 de Junho de 2025, 08h:56 - A | A

CIDADES / PREVENÇÃO

Polícia Federal lança Operação Incêndios em Mato Grosso para combater queimadas

O objetivo é ampliar a capacidade de resposta da Polícia Federal e garantir a responsabilização criminal dos autores de crimes ambientais.

Única News
Da Redação



A Polícia Federal deu início, nesta quarta-feira (25), à Operação Incêndios 2025, uma ação estratégica para enfrentar as queimadas, com foco especial nas regiões da Amazônia Legal e do Pantanal. Em Mato Grosso, estado chave nesse combate, a operação já está em pleno vapor.

A iniciativa marca uma nova fase de atuação, combinando medidas preventivas e repressivas, diante do preocupante aumento dos eventos climáticos extremos e do crescimento expressivo dos crimes ambientais nos últimos anos.

Em 2024, a PF instaurou 138 inquéritos relacionados a queimadas, um salto significativo comparado aos 46 de 2023. Somente em 2025, já são 42 inquéritos.

O plano tático da PF para a Operação Incêndios 2025 prevê a instalação de bases avançadas em pontos críticos do estado, a mobilização de equipes especializadas, o uso intensivo de tecnologia e geointeligência, além da atuação conjunta com a Força Nacional de Segurança Pública e as forças de segurança estaduais de Mato Grosso.

No ano passado, as ações da PF resultaram em 29 mandados de busca e apreensão, 3 prisões preventivas, 16 prisões em flagrante e ordens judiciais de sequestro de bens que ultrapassam os R$ 400 milhões.

Coordenada pela Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente da PF, a operação integra esforços com o Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, ICMBio, AGU e instituições estaduais e municipais aqui de Mato Grosso.

A operação tem início imediato também em Mato Grosso do Sul, com expansão planejada para Acre, Amazonas, Rondônia e Pará nas próximas semanas.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia