Aline Almeida
Única News
A Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso (Apromat), emitiu manifesto de apoio e solidariedade ao procurador do Estado Gerson Valério Pouso. Gerson é um dos que tornaram réus por fraudes das cartas de crédito. Além de Pouso, tornaram réus Éder Pereira e outros seis envolvidos.
Na nota assinada pelo presidente da Apromat, Igor Veiga C. P. Teixeira, é ressaltado que Gerson detém mais de 24 anos de serviços prestados à sociedade mato-grossense. “Atuando sempre com ética, legalidade e probidade no exercício de suas funções. Portanto, entendemos que a conduta do associado não infringiu qualquer norma legal ou constitucional, estando dentro dos limites de sua autonomia técnica garantida pelo Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil a todos os advogados, públicos e privados”.
A Associação ressalta ainda que os fatos objetos da ação já foram analisados na esfera criminal, sendo os procuradores absolvidos por unanimidade pelo Tribunal Pleno do Egrégio Tribunal de Justiça. “Ademais, a conduta também foi apurada através de Sindicância da Procuradoria Geral do Estado, sendo a mesma arquivada por ausência de falta funcional atribuída ao procurador”, confirma a Apromat.
RÉUS
A juíza Célia Regina Vidotti, da Vara Especializada da Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá, recebeu processo movido pelo Ministério Público Estadual (MPE), tornando 7 réus por suposta improbidade administrativa. Entre eles o procurador Gerson Valério Pouso, os procuradores Dilmar Portilho Meira e Dorgival Veras de Carvalho. Ainda o ex-servidor da Secretaria de Estado de Fazenda, Enelson Nonato, o advogado Ocimar Campos e Anglisey Battini Volcov, o ex-secretário de Estado Éder Moraes e ainda Gilmar Fabris.
O caso ficou conhecido como “Cartas Marcadas” e se trata de uma investigação sobre o desvio de R$ 418 milhões, com a emissão de certidões de crédito de cunho salarial falsos, envolvendo a Administração Estadual e o Sindicato dos Agentes de Administração Fazendária.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!