11 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Sexta-feira, 10 de Novembro de 2017, 12:48 - A | A

10 de Novembro de 2017, 12h:48 - A | A

POLÍTICA / ACORDO FECHADO

Atendimento volta nesta sexta ao Detran após 59 dias em greve

Daffiny Delgado e Wellyngton Souza



(Foto: Única News)

WhatsApp Image 2017-11-09 at 17.05.16.jpeg

 

Uma promessa de acordo firmado entre o Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran) e o vice-governador em exercício, Carlos Fávaro, colocou fim à greve que completou dois meses. O atendimento ao público volta a funcionar nesta sexta (10).

 

O fim da greve foi anunciado na tarde desta quinta-feira (09), durante uma coletiva de imprensa no auditório do Detran. Conforme a presidente do Sinetran Daiane Renner, essa decisão foi resultado de um atendimento por parte do Carlos Fávaro à categoria em que o estado assumiu compromisso com sindicato em conceder reajuste salário da categoria no ano de 2019.

 

“A greve foi resultado por falta de uma proposta do estado, resposta, a reivindicação da categoria por falta de atualização da tabela salarial, buscamos a todo momento durante greve negociação acionando Núcleo de Mediação do TJ, o governo se ausentou das negociações”.

 

Segundo Daiane Renner, a categoria a todo momento pediu garantia de que houvesse dignidade salarial para as famílias de servidores nos próximos anos. “Era apenas isso que nós queríamos, um diálogo, uma proposta. Nós nunca colocamos a faca no pescoço do governo e exigimos o pagamento. Nós queríamos uma proposta, o Executivo até então não abria o diálogo com a categoria”, ressaltou.

 

A presidente do sindicato ressaltou ainda que o governo se comprometeu isso documentalmente, oficializado, com sindicato em retomar as negociações com a tabela em conceder o reajuste. “Então esse compromisso para nós representou um avanço importante em saber que a categoria não vai ficar condenada pelos próximos dez ou cinco anos”, comentou pontuando sobre a possível aprovação da PEC do Teto de Gastos.

 

Antes da suspensão

 

Na semana passada a desembargadora Maria Erotides Kneip, do Tribunal de Justiça, concedeu liminar permitindo que o Governo corte o ponto dos servidores grevistas do Detran. Ela também fixou multa diária de R$ 50 mil. A desembargadora aponta que sua decisão visa mitigar os possíveis danos à população.

 

No entanto, a categoria alegou que deveria continua mesmo porque o corte do ponto já vinha sendo feito pelo Estado antes mesmo da concessão liminar. Já diante da multa, o sindicato afirmou que iria recorrer. Grande parte dos mais de 900 servidores nas 71 unidades do Detran no Estado ficaram paralisados.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia