Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 20 de Outubro de 2020, 16:34 - A | A

20 de Outubro de 2020, 16h:34 - A | A

POLÍTICA / POLÍTICA X INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Candidata umbandista à Câmara de Cuiabá quer vencer preconceitos na política

Abraão Ribeiro
Única News



Nascida no município de Nobres, Onilce Santana, mais conhecida como “Mãe Nilce”, decidiu se lançar na política este ano e concorrer a um cargo de vereadora por Cuiabá, aos 64 anos. Única candidata declaradamente umbandista, a mãe de santo carrega bandeiras claras, como a busca pela igualdade racial, defesa dos direitos LGBTQIA+ e, principalmente, o combate à intolerância religiosa, algo que ela está sentindo na própria pele durante a campanha.

Mãe Nilce destaca que essa intolerância religiosa, o preconceito velado, é sentido no meio político, onde justamente ela tenta romper essa barreira.

“Andando pelos bairros, no meio da população, eu não sinto preconceito. As pessoas nos recebem muito bem. Eu sinto, sim, o preconceito no meio político, em reuniões políticas, de boa parte dos políticos que já estão no poder ou são líderes. Eu vejo certo receio e sou tratada com indiferença. Se eu chego em alguma reunião com grande concentração de políticos, eu fico meio que de escanteio. Me cumprimentam, mas me deixam de lado”, afirma a candidata.

Uma de suas promessas, caso eleita, é assumir a cadeira de vereadora no Palácio Pascoal Moreira Cabral vestida com roupas de mãe de santo, as vestimentas do “axé”, justamente para marcar uma nova era de representatividade e combate à intolerância religiosa dentro da Casa de Leis. O ato seria inédito.

“Em época de campanha, todos batem à nossa porta pedindo ajuda e voto, mas quando precisamos de uma defesa, um auxílio dentro da Câmara, ninguém nos ajuda. Viram a cara para nós, povos de Umbanda e também de Candomblé. Eu vou assumir essa responsabilidade e não me preocupo com o preconceito de possíveis colegas lá dentro. Sou conhecedora dos nossos direitos. Os povos das religiões de matriz africana pagam impostos como qualquer um, como qualquer evangélico, qualquer católico, e merecemos respeito”, frisou.

Nilce é assistente social aposentada e tem um vasto currículo de trabalhos sociais, além de representatividade em movimentos de religiões de matriz africana por todo o Brasil. Formada também em Gestão Pública, é dirigente espiritual do Centro Espírita Nossa Senhora da Glória, localizado no Distrito de Nossa Senhora da Guia, desde 1988.

Iniciada na Umbanda em 18 de julho de 1974, hoje ela é presidente da ASSUMAT (Associação Umbandista de Mato Grosso), faz parte ainda do Comitê Municipal de Saúde de Cuiabá e é a única representante oficial, em Mato Grosso, da RENAFRO (Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde).

Além disso, a umbandista é uma das idealizadoras da Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito. Em 2018, a Lavagem das Escadarias entrou para o Calendário Oficial da Cidade de Cuiabá, com a aprovação do projeto de lei na Câmara de Vereadores. O ritual tradicional acontece com cânticos e hinos religiosos, além de toques de tambores e todos vestidos de branco. Lavar as escadarias simboliza, nas palavras de Mãe Nilce, “lavar as tristezas, pedir paz, saúde e união, sempre com a proteção de São Benedito”.

Sempre disposta a trabalhar em ações sociais voltadas aos mais carentes, a candidata quer levar esse trabalho para dentro do Poder Legislativo cuiabano e pulverizar essas ações pela periferia.

“Em nosso centro espírita, além dos atendimentos espirituais que são realizados de 15 em 15 dias e abertos ao público, nós promovemos várias campanhas como, por exemplo, arrecadação de leite, roupas, alimentos, e tudo isso é distribuído às famílias que se encontram em vulnerabilidade social. Além disso, no nosso espaço, agora temos atendimento médico, com oftalmologista, pediatra, dentistas, terapeutas e até designer de sobrancelhas. Teremos também um médico clínico geral. Nós temos experiência nessas ações e isso eu quero levar para a Câmara Municipal, atendendo a maioria dos bairros da capital”, destacou.

Candidata pelo PSB, Mãe Nilce destaca que o partido deixou seus candidatos livres para apoiar quem quiser nas eleições majoritárias. Nesse caso, por afinidades políticas e ideológicas, a mãe de santo apoia a candidata Gisela Simona (PROS) para a Prefeitura de Cuiabá. Ela pede, ainda, que a população cuiabana leve a sério a escolha de seus candidatos e que não venda seu voto.

“Eu quero deixar a mensagem para que as pessoas não se vendam. Se alguém pagar pelo seu voto, ele não terá responsabilidade com você. Não venda seu voto, pois seu voto tem valor. Seu voto vale a sua vida, a vida do seu filho, da sua família. Se você vende seu voto, o vereador ou o prefeito não têm compromisso com você, afinal, ele pagou por isso. Se você não vende seu voto, você tem voz para cobrar. Na política, se você não cobra, você não é visto”, concluiu Mãe Nilce.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Álbum de fotos

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Comente esta notícia

Márcio Alcântara 22/10/2020

Mãe Nilce é a pessoa certa pra estar ser a nossa voz na Câmara. Parabéns á Revista Única pela belíssima reportagem.

Karen Santos 21/10/2020

É de pessoas assim que Cuiabá precisa na Câmara. Gente como a gente. Que vai nos representar. Essa sim tem meu voto.

Thiago Gama 20/10/2020

Eu apoio a candidata vereadora Mãe Nilce, ser Mãe é ser Nilce amor incondicional...

3 comentários

1 de 1