Cuiabá, 18 de Julho de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2019, 10:03 - A | A

01 de Fevereiro de 2019, 10h:03 - A | A

POLÍTICA / TEMPO REAL

Confira a posse dos 24 deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Euziany Teodoro e Luana Valentim
Da Redação



Teve início há pouco a posse dos 24 deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no teatro Zulmira Canavarros. Com renovação de 58%, em que 14 novatos foram eleitos e apenas dez deputados foram reeleitos. A sessão de posse está sendo presidida pelo deputado reeleito Sebastião Rezende (PSC), por ser o deputado com mais mandatos no legislativo mato-grossense, já em cinco legislaturas. Janaina Riva (MDB) e José Eugênio (PSB) ocupam a primeira e segunda secretarias.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), e o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (PSD), acompanham a sessão de posse.

10h - É cantado o Hino Nacional e tem início o culto ecumênico.

10h15 - a deputada Janaína Riva entrega, por ordem alfabética, o diploma a cada deputado eleito.

10h21 - Encerrada a entrega dos diplomas e Sebastião Rezende inicia o juramento. "Prometo desempenhar fiel e lealmente o mandato que me foi outorgado pelo povo mato-grossense. Guardar a constitução federal e a estadual e servir à minha pátria. Pelo bem geral do Estado de Mato Grosso, assim o prometo". Os deputados, um a um, passam a fazer o mesmo juramento com a frase "assim o prometo".

10h32 - Estão oficialmente empossados os deputados estaduais e instalada a 19ª legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

10h33 - Lido o termo de posse pela deputada Janaína Riva e assinado por cada deputado empossado.

10h37 - Com a palavra, o governador Mauro Mendes, que pede união entre Executivo e Legislativo. "Cumprimento a todas as pessoas, amigos e parentes dos deputados empossados, presentes neste importante ato da história de Mato Grosso. (...) E a todos os deputados que tomam posse para o quadriênio da Assembleia Legislativa, de 2019 a 2023. Para mim, e a certamente para todos nós nesta manhã, principalmente para os 24 deputados estaduais eleitos democraticamente e que tomam posse para a nova legislatura, e sobre o ombro de todos vocês, estará  repousada a responsabilidade de conduzir um dos pilares da democracia e dos poderes de nosso país. A Assembleia Legislativa certamente teve um papel importante ao construir aquilo que somos e do que eventualmente ainda não pudemos fazer. Está sobre o ombro de vocês trabalhar e representar mais de 3 milhões de pessoas de Mato Grosso. Fizeram o juramento de respeitar a Constituição Brasileira e a Estadual e representar o povo de Mato Grosso. Tenho certeza que nenhum dos senhores esquecerá esse juramento. Estaremos juntos, pelo Executivo e pelo Legislativo, nos lembrando sempre disso: estaremos cuidando de mais de 3 milhões de pessoas. Em cada canto desse estado existirão cidadãos esperando muito de nós: nossa lealdade e dentro dos princípios de cada um de nós, que haveremos de produzir tempos melhores para nosso Estado. Convoco cada um aqui presente para trabalharmos juntos."

10h47 - Sebastião Rezende conta a história da Assembleia, construída há 183 anos, e sobre o trabalho desenvolvido pelo legislativo neste período, assim como as mudanças demandadas pelo povo, que espera por resultados práticos, com responsabilidade e dentro da lei. "Precisamos de responsabilidade para levar nossos mandatos com sabedoria. Todos estamos aqui com um propósito e convictos de que os mandatos não são para vaidade pessoal. São para legirlarmos por esse Estado. É para mudar o quadro de áreas como saúde, educação, segurança, infraestrutura, que estamos aqui. É para avaliarmos e fiscalizarmos projetos e ações do Executivo, trabalhando para o bem comum. Mato Grosso necessita dos nossos esforços. Espero, em nome da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que os votos sejam honrados".

10h57 - Encerrada a sessão de posse com a banda da Polícia Militar e convocada nova sessão para, no Plenário das Deliberações Renê Barbour, eleição da Mesa Diretora para o próximo biênio, 2019/2020.

(Foto: Reprodução)

WhatsApp Image 2019-02-01 at 10.08.45.jpeg

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia