Da redação
(Foto: Reprodução)

O governo do Estado apresentou, durante uma reunião com o fórum sindical, no Palácio Paiaguás, na manhã desta quarta-feira (28), uma proposta para pagar em duas vezes, nos anos de 2019 e 2020, as perdas salariais por conta da Revisão Geral Anual (RGA) dos anos de 2017 e 2018 e recebeu recusa dos sindicalistas.
A proposta, segundo o secretário-chefe da Casa Civil, José Adolpho, é pagar 1% no mês de março de 2019 e mais 1% em março de 2020. No entanto, o fórum sindical fez uma contraproposta, pedindo para que o incremento seja pago até 2018. Por isso, a reunião foi suspensa, e deve voltar a acontecer nesta semana.
“A reunião foi suspensa porque o ponto que estava a negociação é com relação às perdas salariais por conta do escalonamento da RGA. O Governo fez uma proposta de 2% de incremento de ganho real no salário do servidor, o que daria, em cinco anos, a recuperação dessa perda”, disse o secretário.
De acordo com o secretário, o objetivo do governo é combinar uma proposta que o Estado possa pagar. "Se o cenário melhorar, o Governo vai melhorar as condições, antecipar o pagamento das parcelas, mas agora estamos propondo algo conforme o atual cenário econômico do Estado”, disse.
Já o representante do Fórum Sindical, Oscarlino Alves, considera a proposta apresentada pelo governo é inadequada. Na contraproposta, o fórum pede que as perdas salariais sejam pagas em outubro e dezembro de 2018, dentro da gestão do governador Pedro Taques (PSDB), assim como aconteceu com as parcelas do RGA de 2017 e 2018.
De acordo com Oscarlino, “esta proposta é inadequada para nós. Abrimos um apontamento para o Governo pagar o prejuízo financeiro dentro do mandado dele. Ele vai analisar e depois vamos conversar em breve. O governo tem se mostrado sensível, acho que vamos encontrar um denominador comum”.
Leia mais sobre o RGA 2017 e 2018
Governo reconhece perda salariais e fecha acordo da RGA de 2017 e 2018
Governo atende proposta com pagamento da RGA e Fórum aceita
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3