Ruan Cunha / Única News
(Foto: Fernanda Nazário/Sema-MT)

Ao todo são 133 animais silvestres abrigados de várias espécies
Uma denúncia do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Públicas do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sintema), foi apresentada ao gabinete da deputada estadual, Janaína Riva, na qual animais apreendidos pela Polícia Ambiental, sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), estariam com a vida em risco pela falta de alimentos, medicamentos, suplementos, entre outros.
O descaso recai sob a morosidade nos processos licitatórios para compra de produtos alimentícios e médicos. O Sintema ainda reforça a precariedade na estrutura de atendimento das demandas, feita por apenas oito servidores em todo o estado de Mato Grosso.
A sobrecarga de trabalho e a demora dos processos licitatórios, os animais alocados no Batalhão Ambiental da Sema ficam como papagaios, araras, tamanduás, entre outros, ficam com a vida comprometida, principalmente pela falta de alimento.
Segundo a denúncia, a situação chegou ao ponto dos servidores irem aos supermercados pedir alimentos para suprir as necessidades dos animais.
A deputada apresentou nesta quarta-feira (14) um requerimento em caráter de urgência a pasta de meio ambiente para prestar informações acerca dos animais apreendidos.
Outro lado
A assessoria da pasta informou que os animais vêm sendo assistidos pontualmente pelo órgão e os processos licitatórios, oito no total, estão em andamento. A licitação ainda exigiu uma força-tarefa entre os servidores do setor da fauna, que possuem conhecimento técnico, e os do setor de aquisição.
Os produtos licitados são importados, com isso a Sema buscou outras alternativas como a aquisição direta de alimentos, parceria com instituições públicas e também privadas.
Para as situações de emergências foi estudado ampliar a parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio de contratação direta sem precisar licitar.
O órgão ainda ressaltou que a atribuição de animais silvestre iniciou apenas há três anos, com algumas competências da esfera federal sob gestão do Ibama.
Sobre as dificuldades de atendimento das demandas, a Sema relacionou a situação à limitação financeira do estado, já que atende várias outras demandas e aos poucos vai assumindo outras competências como a apreensão de animais.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3