Por Suelen Alencar / Única News
(Foto: Gcom)

Seges disponibilizou ferramentas e realizou treinamentos gerenciais para ajudar os órgãos a acompanhar a evolução e gerenciamento de suas respectivas metas -
A Secretaria de Estado de Gestão (Seges) apresentou um balanço sobre as ações da pasta na busca por cumprir o decreto 675, que estabelece medidas de redução e de controle das despesas de custeio e de pessoal.
Segundo assessoria, foram várias ações para o monitoramento das despesas e na conscientização dos servidores. Para dar suporte ao cumprimento dessas metas a equipe de Gerenciamento Matricial de Despesa (GMD), disponibilizou ferramentas e realizou treinamentos gerenciais para ajudar os órgãos a acompanhar a evolução e gerenciamento de suas respectivas metas aliadas ao orçamento disponível, levando sempre em consideração as suas particularidades.
O Decreto 675, promulgado pelo governador Pedro Taques (PSDB) prevê uma redução com água, aluguel, energia, limpeza e outros contratos de despesas consideradas como essenciais em até 10%, com passagens em até 25% e com telefone de no mínimo 20%. Para o titular da Seges, Julio Modesto o que ajudou a mesurar essas despesas foi o cruzamento de dados.
“Essa economia tinha que ser medida, mensurada, registrada e entregue à sociedade. Essa sistemática de atuação proposta pelo GMD nos possibilitou isso. Ele nos proporcionou o cruzamento de dados sobre as despesas entre os órgãos e nos ajudou a definirmos a melhor forma de contratá-las”, explica a titular da Seges, Julio Modesto.
Outras ações
A Secretaria fez um estudo para realização de adequação tarifária de energia elétrica que irá gerar uma economia aos cofres públicos de cerca de R$ 3 milhões anuais. Foram analisadas as contas de cerca de 2.800 Unidades Consumidoras de órgãos e entidades do poder Executivo, onde se constatou que cerca de 800 delas estavam com o consumo em desconformidade com a demanda contratada, seja para mais ou para menos.
Após esse estudo, a Seges, por meio de Ata de Registro de Preços, contratou uma empresa especializada na prestação de serviços de gerenciamento e controle de gastos referente à energia elétrica, que irá fazer o enquadramento tarifário, acompanhamento mensal de faturas de energia elétrica, adequação do contrato de energia e elaboração de projeto para futura migração de unidades consumidoras (UCs) dos órgãos e entidades para o mercado livre de energia elétrica, conforme condições e especificações constantes na ARP.
Segundo a secretaria outras metas foram estabelecidas para os próximos dois anos, como a realização de leilão de imóveis do Estado, a capacitação de servidores de todo governo que atuam diretamente com licitações e contratos, a implantação do sistema eletrônico de informação, a avaliação de desempenho dos servidores, a reestruturação de carreiras, a criação de um portal de compras públicas e a melhoria do clima organizacional.
(Com informações GCOM)
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