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POLÍTICA Segunda-feira, 26 de Dezembro de 2016, 08:24 - A | A

26 de Dezembro de 2016, 08h:24 - A | A

POLÍTICA / APÓS BALANÇO

Seges vai adequar enquadramento tarifário nas faturas de luz no palácio

Por Suelen Alencar / Única News



(Foto: Gcom)

Sec. de Gestão Julio Modesto.jpg

Seges disponibilizou ferramentas e realizou treinamentos gerenciais para ajudar os órgãos a acompanhar a evolução e gerenciamento de suas respectivas metas -

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges) apresentou um balanço  sobre as ações da pasta na busca por cumprir o decreto 675, que estabelece medidas de redução e de controle das despesas de custeio e de pessoal.

 

Segundo assessoria, foram várias ações para o monitoramento das despesas e na conscientização dos servidores. Para dar suporte ao cumprimento dessas metas a equipe de Gerenciamento Matricial de Despesa (GMD), disponibilizou ferramentas e realizou treinamentos gerenciais para ajudar os órgãos a acompanhar a evolução e gerenciamento de suas respectivas metas aliadas ao orçamento disponível, levando sempre em consideração as suas particularidades.

 

O Decreto 675, promulgado pelo governador Pedro Taques (PSDB) prevê uma redução com água, aluguel, energia, limpeza e outros contratos de despesas consideradas como essenciais em até 10%, com passagens em até 25% e com telefone de no mínimo 20%. Para o titular da Seges, Julio Modesto o que ajudou a mesurar essas despesas foi o cruzamento de dados. 

 

“Essa economia tinha que ser medida, mensurada, registrada e entregue à sociedade. Essa sistemática de atuação proposta pelo GMD nos possibilitou isso. Ele nos proporcionou o cruzamento de dados sobre as despesas entre os órgãos e nos ajudou a definirmos a melhor forma de contratá-las”, explica a titular da Seges, Julio Modesto.

 

Outras ações

 

A Secretaria fez um estudo para realização de adequação tarifária de energia elétrica que irá gerar uma economia aos cofres públicos de cerca de R$ 3 milhões anuais.  Foram analisadas as contas de cerca de 2.800 Unidades Consumidoras de órgãos e entidades do poder Executivo, onde se constatou que cerca de 800 delas estavam com o consumo em desconformidade com a demanda contratada, seja para mais ou para menos. 

 

Após esse estudo, a Seges, por meio de Ata de Registro de Preços, contratou uma empresa especializada na prestação de serviços de gerenciamento e controle de gastos referente à energia elétrica, que irá fazer o enquadramento tarifário, acompanhamento mensal de faturas de energia elétrica, adequação do contrato de energia e elaboração de projeto para futura migração de unidades consumidoras (UCs) dos órgãos e entidades para o mercado livre de energia elétrica, conforme condições e especificações constantes na ARP.

 

Segundo a secretaria outras metas foram estabelecidas para os próximos dois anos, como a realização de leilão de imóveis do Estado, a capacitação de servidores de todo governo que atuam diretamente com licitações e contratos, a implantação do sistema eletrônico de informação, a avaliação de desempenho dos servidores, a reestruturação de carreiras, a criação de um portal de compras públicas e a melhoria do clima organizacional. 

 (Com informações GCOM)

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