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POLÍTICA Segunda-feira, 05 de Setembro de 2022, 14:39 - A | A

05 de Setembro de 2022, 14h:39 - A | A

POLÍTICA / TROCA DE MODAL

Stopa diz que VLT representa modernidade e não se pode abrir mão

Gabriel Rodrigues e Lucas Amorim
Única News



O vice-prefeito de Cuiabá, José Stopa (PV), afirmou na tarde desta segunda-feira (5), que Cuiabá caminha contrário ao desenvolvimento ao dar início a implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), no lugar do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ligando Cuiabá a Várzea Grande.

Segundo ele, as principais cidades do país estão realizando a troca de BRT para VLT, e Cuiabá, que tem todo o material, incluindo os vagões, deixará de lado o avanço tecnológico.

"Se for lá fotografar, vai ver o tanto de material de última tecnologia. Material que vai acabar apodrecendo por um erro estratégico. Todos os grandes municípios do Brasil estão deixando o BRT e migrando para o VLT. Cuiabá faz o contrário. Deixa o VLT, onde todo o material foi adquirido, onde 100% foi adquirido, onde os vagões estão aptos e podem ser ligados. Se você chegar lá agora no Aeroporto, você pode ligar os vagões, vai estar funcionando. É um absurdo deixar aquele material desperdiçar [...] Era compromisso do atual governo do Estado concluir o VLT. Então, nós não podemos abrir mão do VLT. É sim de modernidade, é um transporte sustentável, que vai trazer qualidade de vida para aos cuiabanos e varzea-grandeses", disse Stopa.

Stopa ainda pontuou que a implantação do novo modal é um crime contra a população cuiabana, pois o melhor para o estado é o VLT.

"O melhor para o estado de Mato Grosso passa pelo VLT aqui em Cuiabá. É preciso deixar claro, o BRT é um crime contra os cuiabanos. É lamentável se jogar R$ 1 bilhão fora", acrescentou.

Mendes assina contrato para BRT

Após a decisão do STF, o governador Mauro Mendes (União Brasil), assinou no último dia 29 de agosto, o contrato para início das obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), substituindo o modal Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que nunca foi concluído.

O Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela empresa Nova Engevix, foi o vencedor da licitação, realizada no mês de março, apresentando a proposta de menor preço. Ao todo, a obra de mobilidade é orçada em R$ 468 milhões.

NOTA À  IMPRENSA 

“A Nova Engevix elucida que não possuí relação societária com a Paulitec Construções e tampouco relações jurídicas com a Concremat Engenharia e a Engemix.

 O Grupo conta com uma área de Governança e Integridade, a qual opera um programa de compliance robusto, com processos internos rigorosos, inclusive com certificação em norma internacional anticorrupção e demais legislações vigentes. A Nova Engevix participou de forma absolutamente íntegra na licitação do BRT de Cuiabá.”

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