14 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA NACIONAL Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022, 15:09 - A | A

13 de Dezembro de 2022, 15h:09 - A | A

POLÍTICA NACIONAL / PRIMEIROS NOMES

Confira quem são os ministros do presidente eleito Lula

Presidente eleito divulga nomes da equipe ministerial que assumirá em janeiro de 2023; veja o perfil individual

CNN Brasil
Única News



O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou a divulgar os primeiros nomes que vão compor sua equipe ministerial no governo federal a partir de janeiro de 2023.

O primeiro anuncio ocorreu na última sexta-feira (9), com cinco nomes: Fernando Haddad (Fazenda), José Múcio Monteiro (Defesa), Rui Costa (Casa Civil), Flávio Dino (Justiça) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).

Nesta terça-feira (13), Margareth Menezes disse que aceitou o convite para a pasta da Cultura.

Veja o perfil da equipe ministerial de Lula

Ministério da Casa Civil – Rui Costa (PT)

O ex-governador da Bahia Rui Costa foi confirmado como novo ministro-chefe da Casa Civil.

Nascido em Salvador, Bahia, em 18 de janeiro de 1963, Rui Costa é economista e político, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). É o atual governador da Bahia, desde que foi eleito em 2014 e reeleito, no primeiro turno, em 2018.

Rui Costa cursou parte da educação básica na escola Luiz Tarquínio, no bairro da Boa Viagem, em Salvador, e realizou um curso de instrumentação industrial na Escola Técnica Federal da Bahia (atual Ifba). Graduou-se em Economia na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Ministério da Cultura – Margareth Menezes

A cantora Margareth Menezes aceitou o convite para o Ministério da Cultura.

Margareth Menezes da Purificação nasceu em 13 de outubro de 1962, em Boa Viagem, na Península de Itapagipe, em Salvador. É filha de Diva, doceira e costureira, e Adelício Soares, motorista, sendo a mais velha de cinco irmãos.

Sua veia artística despertou por parte de seu avô, que tocava violão, e de seus pais, que reuniam a família para ouvir diversos artistas, como: Clara Nunes, Dicró, Noite Ilustrada, Martinho da Villa, Luiz Gonzaga, Marinês e Sua Gente, Jackson do Pandeiro, Moreira da Silva , Orlando Silva, Nelson Gonçalves, Ângela Maria e outros

Ministério da Defesa – José Múcio Monteiro

José Múcio Monteiro foi confirmado como ministro da Defesa para o próximo governo.

Múcio tem longa carreira política e já foi ministro no segundo mandato do petista, entre 2007 e 2009. Além disso, ocupou a presidência do Tribunal de Contas da União (TCU).

Múcio nasceu em Recife, Pernambuco, em 25 de setembro de 1948. Ele se formou em Engenharia Civil na Escola Politécnica de Pernambuco em 1971, tendo exercido diversos cargos na agroindústria do estado nordestino e do Mato Grosso.

Ministério da Fazenda – Fernando Haddad (PT)

O ex-prefeito da cidade de São Paulo Fernando Haddad (PT) foi anunciado como ministro da Fazenda (atualmente chamado de Ministério da Economia).

Haddad, que já era cotado para a pasta desde a vitória do petista nas eleições, foi ministro da Educação durante as gestões de Lula e Dilma Rousseff, entre 2005 e 2012. Ele também disputou a reeleição na prefeitura de SP em 2016, as eleições presidenciais de 2018 e se candidatou para o governo de São Paulo em 2022 – acabou derrotado nas três disputas.

Ministério da Justiça – Flávio Dino (PSB)

O ex-governador e senador eleito pelo Maranhão Flávio Dino (PSB) foi confirmado como ministro da Justiça.

Hoje, o Ministério da Justiça do governo Jair Bolsonaro (PL) também incorpora a Segurança Pública, que pode voltar a ser um ministério separado na gestão de Lula.

Dino tem 54 anos e é natural de São Luís do Maranhão, onde construiu sua carreira política. Ex-juiz federal, ex-governador do Maranhão, ex-deputado federal e, agora, senador eleito, Dino tem experiência nos Três Poderes da República, o que é bem-visto pela equipe de Lula para intermediar negociações e eventuais conflitos.

Ele é advogado e professor de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 1993. Tem mestrado em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e deu aulas na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UNB), de 2002 a 2006.

Ministério das Relações Exteriores – Mauro Vieira

O diplomata Mauro Vieira foi confirmado para o Ministério das Relações Exteriores.

Embaixador do Brasil na Croácia desde 2018, Vieira já ocupou o mesmo cargo entre 2015 e 2016 durante o governo Dilma Rousseff, mas foi exonerado após o impeachment da ex-presidente.

Além disso, ele já esteve à frente alguns dos principais postos no exterior, como a embaixada na Argentina, em Washington e a representação do Brasil nas Nações Unidas, em Nova York. Vieira é um dos mais experientes diplomatas em atuação.

 

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia