02 de Dezembro de 2024
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA NACIONAL Quinta-feira, 18 de Novembro de 2021, 14:43 - A | A

18 de Novembro de 2021, 14h:43 - A | A

POLÍTICA NACIONAL / AMOR NA BANDEIRA

Movimento quer alterar frase da bandeira nacional para "combater o ódio"

No Dia da Bandeira, sexta-feira (19), organização formada por parceiros e amigos apresentará modelo que inclui 'amor' no lema da bandeira

Correio Braziliense
Única News



Nesta sexta-feira (19), Dia da Bandeira, o movimento 'Amor na Bandeira', organizado por parceiros e amigos, irá fazer um encontro virtual para discutir a proposta de inclusão da palavra 'amor' na bandeira nacional. O tema, que já foi alvo de discussões anteriormente, tem o intuito de combater o ódio político e relembrar a relevância desta data.

O grupo de brasileiros que deseja substituir o lema "Ordem e Progresso" por "Amor, Ordem e Progresso" acredita que a bandeira é o maior símbolo de uma nação. Para eles, a mudança da sociedade começa dentro de cada um e, para uma verdadeira transformação, é necessário que o amor seja a solução.

O encontro será realizado através da plataforma Zoom, e os ingressos para o evento podem ser obtidos através do portal Sympla.

O movimento pretende conectar os participantes da reunião à bandeira. "Neste encontro, vamos unir diferentes pessoas que acreditam na mesma causa e levantam a mesma bandeira para nos fortalecermos e ampliarmos a voz dessa causa", descreve a organização do evento.

ORIGEM DO MOVIMENTO

A partir da filosofia positivista de Auguste Comte, o lema da bandeira "Ordem e Progresso" foi reproduzido por meio da perspectiva do autor, que afirmava: "O Amor por princípio, a Ordem por base; o Progresso por fim". O grupo acredita, então, que a exclusão da palavra 'amor' influi diretamente na formação dos valores nacionais.

Além disso, considera que o contexto político atual é de ódio e violência, e que, apesar da substituição do lema não ser uma solução aos problemas, deve-se usá-la para mostrar que uma revolução pode ser feita com amor.

PROJETO DE LEI

Atualmente, a organização tem petições on-line lideradas por mais de um grupo, com o intuito de reforçar a proposta com assinaturas e enviar um projeto ao Congresso Nacional.

O encontro terá convidados e apresentações com o intuito de contextualizar o movimento e a importância da discussão.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia