Fred Moraes
Única News
O prefeito de Cuiabá, Abilio Bruninho (PL), fez uma previsão nada animadora relacionada a situação atual do panorama dos casos de arbovirose (Dengue, Chikungunya e Zika) na capital, que em janeiro registrou um aumento de 2000% nas notificações. Neste sábado (8), o prefeito afirmou que a cidade caminha para seu pior momento na história de casos notificações de Chikungunya.
Em uma live de rotina em suas redes sociais, acompanhado da secretaria de saúde, Lúcia Helena, Abilio disse que todo o gabinete de acompanhamento e combate às arboviroses observam que os índices ainda não estão se acentuado, e que isso é reflexo do comportamento da sociedade, que para ele, ainda não ajuda no combate.
“Quero dizer a vocês que aumentou, e muito, os casos de chikungunya em Cuiabá, isso é histórico. Nunca teve uma crise como essa que está acontecendo, isso se dá também por conta da população que não tem ajudado tanto no combate ao mosquito. Não deixe água parada, denuncie, use nossos sites de denúncia de terrenos baldios, ajude porque os casos estão aumentando”, disse o prefeito.
Abílio ainda afirmou que já pediu o auxílio do Governo Federal para custeio de testes identificativos das doenças e reforçou que tanto a prefeitura, quanto as pastas de Assistência Social, Defesa Civil e Vigilância Sanitária estão em atuação conjunta traçandk estratégias de combate para diminuir os casos.
“Estamos buscando a informação, buscando o Ministério da Saúde protocolando pedido para subsidiarem insumos para fazer exames, estamos colocando toda a prefeitura para dar suporte necessário como Vigilância Sanitária, Secretaria de Fiscalização e Defesa Civil. As pessoas precisam nos ajudar também”, conclui.
A secretaria, por sua vez, afirmou que o enfrentamento precisa ser feito não só pelo Executivo Municipal, quanto a população. Ela ressalta que se cada um fizesse sua parte, principalmente observando o quintal de sua residência, o combate tornaria muito mais eficaz.
“As pessoas tem que se conscientizarem de que o trabalho de cada um é fundamental no combate às arborviroses. Por favor, nos auxiliem. Fumacê não é o eficaz, 10 minutos cuidando do seu quintal já é suficiente para o combate”, finaliza.
De 1º de janeiro a 5 de fevereiro, foram notificados 836 casos de dengue, dos quais 669 foram confirmados. Já a chikungunya teve 1.527 casos notificados, com 1.471 confirmações. Apesar dos altos números, a dengue não tem óbitos confirmados; no entanto, a chikungunya já causou quatro mortes, e outras duas seguem em investigação.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!