Da Redação
Única News
Após foto com um amigo filiado ao PT ser publicada em Rondonópolis, o candidato à Prefeitura da cidade, deputado Cláudio Ferreira (PL), tenta aplicar censura a duas jornalistas que compartilharam o post do militante petista Djalma Mancini, que relata e confirma que a foto registrada com ele, Juca Lemos (o amigo), Cláudio Ferreira e Coronel Souza, é verdadeira (veja abaixo).
Duas jornalistas, Samantha dos Anjos e Martha Andrade, compartilharam o post de Djalma sobre a relação do deputado, que diz ser conservador e de Direita, com o amigo petista. Depois disso, Ferreira requereu a intimação contra as profissionais da comunicação, na manhã desta quarta-feira (18).
Para elas, é uma tentativa de censura, contrariando a Constituição Federal. "Essa postura infringe o que é determinado pela Constituição Federal de 1988, que assegura a livre manifestação de pensamento e a liberdade para qualquer pessoa compartilhar informações ou opiniões sobre fatos com fundamentos", diz nota.
O petista Juca Lemos, candidato a vereador em Rondonópolis, concedeu várias entrevistas em emissoras de rádio, em que esclareceu que esses encontros eram frequentes entre eles, em uma churrascaria da cidade, para tratar sobre política. Com possível receio de aumentar a rejeição a seu projeto na cidade, Cláudio Ferreira tenta interpelar as jornalistas para que apaguem a publicação compartilhada.
"A postura de Cláudio Ferreira na tentativa de coibir a liberdade de expressão é inconstitucional, por tentar violar esses direitos fundamentais. A intimidação judicial realizada contra as jornalistas - demonstra uma tentativa de silenciar um fato ocorrido, o que contraria o princípio democrático. Sem contar que o compartilhamento de informações verídicas ou opiniões fundamentadas, está amparado pelo direito à liberdade de expressão e à livre informação e que as profissionais já estão contestando judicialmente", continua a nota emitida pelas profissionais.
"O Brasil já passou por uma ditadura que, entre outros aspectos, limitava a liberdade de imprensa e de expressão. Desde o fim desse regime, esses direitos foram restaurados e reforçados. Qualquer jornalista, assim como, qualquer cidadão, tem o direito de expor a realidade, desde que respeite os limites legais, e as jornalistas intimadas consideram, a postura do candidato Cláudio Ferreira, uma tentativa de violação da liberdade de expressão", conclui.
VEJA A FOTO
Reprodução/redes sociais

ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3