08 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Quarta-feira, 07 de Maio de 2025, 10:20 - A | A

07 de Maio de 2025, 10h:20 - A | A

POLÍTICA / EFEITO CASCATA

Aumento na bancada federal de MT reflete em 6 novas cadeiras na AL

Isso, porque a Constituição Federal prevê proporcionalidade das bancadas estaduais com a federal

Kamila Arruda
Única News



O projeto de lei que aumento o número de cadeiras de Mato Grosso na Câmara Federal também irá refletir na ampliação dos quadros de parlamentares da Assembleia Legislativa na próxima legislatura que se inicia em 2027.

A aprovação da matéria, que levou em consideração o último senso demográfico, elevará a bancada federal do Estado de oito para 10 parlamentares a partir de 2027, e ainda permite que o poder legislativo estadual aumente seis cadeiras.

Isso, porque a Constituição Federal prevê proporcionalidade das bancadas estaduais com a federal. Diante disso, o número de deputados estaduais nos estados em que houve aumento de federais, mudará porque a Assembleia Legislativa deve ter o triplo da representação do estado na Câmara dos Deputados com uma trava de 36.

Se atingido esse número, o total será os 36 mais o quanto passar de 12 na bancada federal.

Vale lembrar que, no ano passado, os parlamentares estaduais já aumentaram duas cadeiras no Parlamento de Mato Grosso por meio da aprovação de um projeto de lei. Desta forma, a partir da próxima legislatura, a Assembleia Legislativa passaria de 24 para 26 deputados estaduais.  

Caso a proporsitura que aumento o número de federai seja chancelado pelo Senado Federal, ao inves de duas cadeiras, o Parlamento de Mato Grosso contará com seis novas cadeiras a paritr de 2027.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia