Kamila Arruda
Única News
Os deputados federais apreciam nesta segunda-feira (5) o pedido de urgência que visa acelerar a aprovação do projeto de lei que muda as regras do número de deputados nas bancadas estaduais. A matéria pode garantir mais uma vaga para Mato Grosso, saltando de oito para nove cadeiras no pleito do próximo ano, se a propositura foi sancionada ainda este ano. O prazo final é 30 de junho.
Com o aumento da população, alguns estados ficaram sub-representados, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou à Câmara revisar até junho a distribuição das cadeiras de deputados federais, levando em consideração o Censo de 2022 do IBGE. A medida, contudo, não implicará em aumento no número de parlamentares.
Isso, porque o Supremo determinou que o número total de parlamentares continue sendo 513, e que haja apenas uma redistribuição de vagas entre os estados, ou seja, alguns estados terão sua representatividade reduzida.
Por outro lado, além de Mato Grosso, ainda ganhariam cadeiras os estados do Amazonas, Pará, Ceará, Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3