Ari Miranda
Única News
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Eduardo Botelho, pediu ao União Brasil (UB) que retire uma ação movida contra o humorista e jornalista Thyago Mourão.
Nesta segunda-feira (1º), Botelho disse ter sido "pego de surpresa" ao tomar conhecimento da ação judicial do partido contra o humorista, que foi acusado pelo União de disseminar Fake News.
“Na verdade, eu nem sabia da ação. A ação foi impetrada pelo União Brasil e até me pegou de surpresa. Eu pedi até ‘pra’ retirar [a ação] e eu acho que não vai levar a nada”, disse.
Botelho garantiu ainda que mesmo que o humorista, ao seu ver, tenha cometido alguns “excessos” na publicação, pediu à direção do partido que derrube a ação e coloque um ponto final no assunto.
“Ele [Thyago] faz o papel dele, de humorista, embora teve algumas informações equivocadas [no vídeo], por isso que o União entrou [com a ação], porque até mesmo o humorismo tem que ter um certo limite. (...) pra mim, isso é caso encerrado, já pedi pra retirar a ação e acabou”, pontuou.
Após a fala à imprensa, Botelho gravou um vídeo, que foi enviado a Thyago Mourão e publicado pelo humorista em suas redes sociais, colocando assim um fim no episódio, que o pré-candidato chamou de um “equívoco de informação”. (Veja VÍDEO no final desta matéria).
A “TRETA”
Na semana passada, Botelho foi a “bola da vez” de Mourão em seus vídeos, publicados no Instagram e TikTok, onde se utiliza de seu trabalho humorístico através de seus personagens “Wylon” e “Xô Dito” para fazer sátiras com figuras políticas da capital, como o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o deputado federal Abílio Brunini (PL).
No entanto, a publicação sobre Botelho não agradou a direção estadual do União Brasil.
Nela, Thyago utilizou o personagem “Xô Dito” e o quadro “Boletim ‘Capivara News’” para comentar, em tom de humor, uma notícia publicada por um portal de notícias da capital, apontando Botelho como “dono de Cuiabá”, com ligação a empresas de ônibus da capital, tapa-buracos e da empresa que administrará o modal BRT.
"Botelho, além de ser dono das empresas de ônibus, de tapa-buraco, quer ser dono do BRT, dono de Cuiabá, só não é dono de ‘Vegê’, porque Várzea Grande já tem dono", disse o humorista no vídeo.
Por causa disso, a direção do União Brasil de Mato Grosso fez uma investida contra Thyago na Justiça e venceu a ação.
Na decisão, deferida pelo juiz Jamilson Haddad, da 1ª Vara Eleitoral de Cuiabá, ficou estabelecida a retirada imediata do vídeo pelo humorista de suas redes sociais, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 5 mil. Além disso, Thyago ficaria proibido de publicar novos conteúdos ofensivos ou desinformações sobre Eduardo Botelho em seus perfis.
(Foto: Reprodução/Internet)

O jornalista e humorista cuiabano, Thyago Mourão.
CRÍTICAS
Em seu perfil no Instagram, logo após saber da decisão judicial, Thyago afirmou que cria os conteúdos do quadro “Capivara News” embasado somente em fatos noticiados pela imprensa local e documentos oficiais.
“Acho que acabei atingindo um ponto muito sensível para o [Eduardo] Botelho. Isso mostra o quanto o humor é potente. Sempre tive a liberdade de criticar figuras políticas e sempre exerci esse direito. Então não confundam meu trabalho de comunicador com meu trabalho de artista”, ressaltou.
O humorista ressaltou que trabalha na comunicação política desde 2008 e que, inclusive, chegou a trabalhar nas campanhas do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), do governador Mauro Mendes (UB), dos senadores Jayme Campos (UB) e Wellington Fagundes (PL) e também do deputado federal Abílio Brunini (PL) – Figuras políticas que, constantemente são citadas em seus humorísticos, criticando assim a postura de Botelho.
“(...) Nós, artistas, humoristas e jornalistas vamos continuar cumprindo o nosso dever de jogar luz, questionar e instigar. Já o dever do Botelho, como parlamentar e político, é o de esclarecer e ser transparente. A pergunta que fica é: Por que estão tentando me calar? Qual o problema em jogar holofote nas questões ‘escondidas’ do BRT?”, pontuou.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3