17 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Sexta-feira, 16 de Maio de 2025, 15:00 - A | A

16 de Maio de 2025, 15h:00 - A | A

POLÍTICA / PLANEJAMENTO

Combate à influência das facções será o maior desafio do TRE-MT em 2026, diz nova presidente

A magistrada afirma que essa é uma grande preocuação da Justiça Eleitoral, e garante que pretende estruturar todo o Tribunal para combater essa influência

Kamila Arruda
Da Redação



A nova presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes, afirma que um dos maiores desafios para o pleito do próximo ano será manter as facções criminosas fora do processo eleitoral.

A magistrada afirma que essa é uma grande preocupação da Justiça Eleitoral e garante que pretende estruturar todo o Tribunal para combater essa influência.

"Temos que combater as facções que querem entrar nesse sistema financiando campanhas políticas. Então, nós vamos trabalhar para evitar esse tipo de coisa. Vamos nos preparar. Isso significa dizer 'estar preparado juridicamente', preparando estruturalmente, levando para a população informações corretas, informação auditáveis, para gerar um pleito completamente isento de qualquer contaminação", disse a desembargadora.

A participação das facções criminosas no processo eleitoral chamou a atenção no ano passado. Após a eleição, inclusive, surgiram diversas denúncias de que candidatos haviam sido financiados pelo crime organizado.

O Ministério Público Estadual (MPMT) e a Polícia Federal, inclusive, possuem inquéritos em andamento sobre o caso.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia