Ari Miranda
Única News
Após encarar uma disputa acirrada na eleição da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), a presidente reeleita, Gisela Cardoso, disse à imprensa que para o próximo triênio (2025-2027), terá como prioridades iniciais a defesa das prerrogativas e honorários da classe advocatícia.
“Quero iniciar a gestão reestruturando a nossa Procuradoria Especializada de Defesa de Prerrogativas e de Defesa de Honorários para que a gente possa levar ainda mais ao advogado, a advogada de todo o Estado, essa segurança de ter suas prerrogativas preservadas, de ter os seus honorários garantidos”, disse a presidente reeleita
As eleições da Ordem ocorreram nesta segunda-feira (18) na sede, em Cuiabá e nas 29 subseções da entidade espalhadas pelo estado. Ao final da votação, que neste ano também aderiu ao formato online de votação, Gisela foi a preferência de 4.813 advogados de MT - um total de 36,3% dos votos válidos, contra 4.129 votos (31,14%) do advogado Pedro Paulo Peixoto (chapa 2), seguido pela candidata Xênia Guerra, com 3.922 votos (29,58%) e fechando a lista, o jurista Paulo Henrique Marques, que obteve 394 apenas votos (2,97%).
Questionada sobre a votação apertada, Gisela não menosprezou seus adversários e afirmou que já esperava uma eleição acirrada devido ao número de chapas inscritas, garantindo ainda que trabalhará em prol da união e harmonia entre os advogados e advogadas do Estado.
“Foi uma eleição realmente disputada, uma eleição com quatro chapas, como há tempos não havia. O que eu posso dizer para a advocacia mato-grossense é que, a partir de agora, voltamos a ser uma única advocacia”, enfatizou.
“(...) A gestão vai trabalhar para manter a advocacia unida, porque quanto mais unidos nós formos, mais fortes seremos. Eu sempre falei que não gosto de ideia de divisão, de dividir Capital com o interior, jovem com mais experiente. Para mim, a gente precisa unir. Então esse vai ser também um dos principais focos da nossa gestão”, enalteceu.
Ao final, a presidente reeleita agradeceu a participação dos 13.600 advogados que votaram no pleito de 2024, enfatizando que, ao longo de toda sua campanha, defendeu a lisura do processo e trabalhou “dentro das quatro linhas”, sem atacar ou ofender seus oponentes.
“Fizemos uma campanha propositiva. Apresentamos outras trabalhos realizados, apresentamos nossos projetos e a advocacia mato-grossense entendeu que é isso que ela precisa, de projeto, de trabalho, de proposta”, pontuou.
PERFIL
Gisela Cardoso é advogada atuante há mais de 20 anos em Mato Grosso, especialista em Direito Empresarial e membra da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais. Foi professora universitária de 2007 a 2018 e secretária-geral da OAB-MT na gestão 2016-2018.
Eleita em 2021, a jurista é a segunda mulher a assumir a presidência da OAB no estado. A primeira foi a atual desembargadora e ex-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Maria Helena Gargaglione Póvoas, que presidiu a entidade entre os anos de 1993 e 1997.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!